Acerca do comportamento das firmas que atuam em ambiente com...
No curto prazo, as firmas que atuam nesses mercados podem operar com perdas, desde que a receita marginal seja suficiente para cobrir o custo variável médio.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Para entender a questão proposta, precisamos focar no comportamento das firmas em um mercado competitivo, especificamente no curto prazo. O tema central é a possibilidade de uma firma operar com perdas e em quais condições isso é viável.
No curto prazo, as firmas enfrentam custos fixos e variáveis. Os custos fixos são aqueles que a firma tem que pagar independentemente de sua produção, enquanto os custos variáveis dependem do nível de produção.
Em um mercado competitivo, as firmas são tomadoras de preço, o que significa que elas não têm poder para influenciar os preços de mercado. A receita marginal, que é o incremento na receita total ao vender uma unidade adicional, deve ser comparada com os custos.
A condição apresentada na questão é que as firmas podem operar com perdas, desde que a receita marginal seja suficiente para cobrir o custo variável médio. Isso significa que, enquanto cada unidade adicional vendida cobre os custos variáveis, a firma pode continuar operando, mesmo que não cubra todos os custos fixos, pois no curto prazo, o mais importante é cobrir os custos variáveis para minimizar o prejuízo.
A alternativa correta é C - certo. Isso porque a afirmação está de acordo com a teoria microeconômica, que diz que uma firma pode operar a curto prazo com receita marginal cobrindo o custo variável médio, mesmo que não cubra o custo total.
Não há necessidade de análise para uma alternativa incorreta, pois é uma questão de 'Certo ou Errado'. O foco aqui é entender por que a afirmação está correta.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GAB: CERTO
Fonte: Mario -> Q455479
A firma monopolista, assim como a firma competitiva, só deve encerrar suas atividades no curto prazo quando, ao Rmg = Cmg, o preço for inferior ao custo variável médio (P<CVme). A explicação é que a firma obtém menos receita do que deve pagar de CV, uma vez que a receita média < CV , além de arcar com os custos fixos(RT- CV). Isso vale para qualquer estrutura de mercado. No longo prazo, ela encerrará as atividades se P<Cme, uma vez que em longo prazo CVme=Cme.
FUNDAMENTAÇÃO MATEMÁTICA:
Pontos mínimos limítrofes (exemplo numérico):
Ct = q^3 – 2q^2 + 30q + 5 (custo total típico em regressões estatísticas)
Cme = q^2 – 2q + 30 + 5q^-1
Cme’ = 2q – 2 + 0 – 5q^-2
Cvme = q^2 – 2q + 30
Cvme’ = 2q – 2
Cmg = 3q^2 – 4q + 30
Pontos limítrofes (ponto de encerramento): a empresa deverá encerrar suas operações quando não puder pagar salários, energia, água, ou seja, despesas variáveis. Assim, p ≥ Cvme, pois:
p ≥ Cvme /// p . q ≥ Cvme . q /// Rt ≥ Cv
Custo variavel médio mínimo: Cvme’ = 0
2q – 2 = 0
q = 1 (ponto mínimo de Cvme) /// Cvme (1) =29
É possível chegar nessa solução igualando Cmg = Cvme, pois aquele passa no mínimo desse:
Cmg = Cvme
3q^2 – 4q + 30 = q^2 – 2q + 30
q = 1 (ponto mínimo de Cme) /// Cvme (1) = 29 /// Cmg (1) = 29
Isso ocorre porque o Cmg sempre intersecciona o Cvme em seu mínimo. Logo, o ponto ótimo (Cmg = Rmg = p será também o de Cmg = Cvme). Assim, a curva de oferta será o trecho de Cmg acima do ponto de encerramento, ou seja, quando Cmg ≥ Cvme (mín).
GABARITO: certo
Bons estudos!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo