No que se refere aos acidentes com animais peçonhentos e con...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1684941 Medicina
Em julho de 2020, um estudante de medicina veterinária do Distrito Federal teve um acidente ofídico com uma cobra naja. O estudante ficou em coma na unidade de terapia intensiva e recuperou-se após receber o soro antiofídico. A cobra é originária de países da África e da Ásia, e é considerada uma das mais venenosas do mundo. Até então, não se tinha conhecimento da espécie no Brasil. 

No que se refere aos acidentes com animais peçonhentos e considerando os conhecimentos médicos correlatos, julgue o item a seguir.


Nos acidentes com aracnídeos, o envenenamento é causado pela inoculação de toxinas por intermédio do aparelho inoculador (quelíceras) de aranhas, podendo determinar alterações locais e sistêmicas. O tratamento soroterápico é indicado para pacientes classificados clinicamente como moderados ou graves nos acidentes com aranha marrom (Loxosceles) ou armadeira (Phoneutria). Em acidente com aranha viúva-negra (Latrodectismo), o tratamento é sintomático e de suporte.

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A questão está correta. O enunciado se refere aos acidentes causados por aracnídeos, especificamente aranhas. Esses animais possuem um aparelho inoculador chamado quelíceras, que eles usam para injetar toxinas no corpo do indivíduo mordido. Dependendo da espécie da aranha, o envenenamento pode causar alterações locais e sistêmicas. No caso das aranhas marrom (Loxosceles) e armadeira (Phoneutria), o tratamento soroterápico é indicado para pacientes que apresentam quadros clínicos moderados ou graves. Já no caso da aranha viúva-negra (Latrodectismo), o tratamento é sintomático e de suporte, focado em aliviar os sintomas e dar suporte ao paciente até a recuperação.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo