A respeito das ISTs e com base nos conhecimentos médicos co...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1684942 Medicina
Em 2016, o Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, do HIV/Aids e das Hepatites Virais passou a usar a nomenclatura infecções sexualmente transmissíveis (IST) no lugar de doenças sexualmente transmissíveis (DST). O termo IST é mais adequado e já era utilizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A denominação “D”, de “DST”, vem de doença, que significa ter sintomas e sinais visíveis no organismo do indivíduo. Já as infecções podem ter períodos assintomáticas (sífilis, herpes genital, condiloma acuminado, por exemplo) ou se mantêm assintomáticas durante toda a vida do indivíduo (casos da infecção pelo HPV e vírus do herpes) e são somente detectadas por meio de exames laboratoriais. 

A respeito das ISTs e com base nos conhecimentos médicos correlatos, julgue o item a seguir.


O diagnóstico de sífilis deve ser feito primeiramente com um teste não treponêmico. Em caso de dúvidas, deve-se solicitar um teste treponêmico para confirmar o diagnóstico. O monitoramento da sífilis deve ser realizado com um teste não treponêmico.

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Para o diagnóstico da sífilis, devem ser utilizados:

- Um dos testes treponêmicos (ex: teste rápido ou FTA-Abs ou TPHA ou EQL ou ELISA)

MAIS

- Um dos testes não treponêmicos (ex: VDRL ou RPR ou TRUST).

A ordem de realização fica a critério do serviço de saúde.

Quando o teste rápido for utilizado como triagem, nos casos reagentes, uma amostra de sangue deverá ser cole- tada e encaminhada para realização de um teste não treponêmico.

Em caso de gestante, o tratamento deve ser iniciado com apenas um teste reagente, treponênico ou não trepo- nêmico, sem aguardar o resultado do segundo teste.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo