A respeito das ISTs e com base nos conhecimentos médicos cor...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1684943 Medicina
Em 2016, o Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, do HIV/Aids e das Hepatites Virais passou a usar a nomenclatura infecções sexualmente transmissíveis (IST) no lugar de doenças sexualmente transmissíveis (DST). O termo IST é mais adequado e já era utilizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A denominação “D”, de “DST”, vem de doença, que significa ter sintomas e sinais visíveis no organismo do indivíduo. Já as infecções podem ter períodos assintomáticas (sífilis, herpes genital, condiloma acuminado, por exemplo) ou se mantêm assintomáticas durante toda a vida do indivíduo (casos da infecção pelo HPV e vírus do herpes) e são somente detectadas por meio de exames laboratoriais. 

A respeito das ISTs e com base nos conhecimentos médicos correlatos, julgue o item a seguir.


O tratamento da sífilis primária, secundária e latente recente é feito com uma dose de penicilina benzatina 2,4 milhões UI, IM, em dose única.

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Tratamento das infecções com até 1 ano de duração (sífilis primária, secundária e latente recente) é feito com uma dose de penicilina benzatina 2,4 milhões UI, IM, em dose única. 

Outras alternativas são:

# Doxiciclina 100 mg, VO, 2xdia, por 15 dias (exceto para gestantes);

# Ceftriaxona 1g, IV ou IM, 1xdia, por 8 a 10 dias para gestantes e não gestantes.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo