TEXTO 2 – A REALIDADE PERCEBIDA PELOS ANIMAIS É ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q455093 Português
TEXTO 2 – A REALIDADE PERCEBIDA PELOS ANIMAIS

É difícil imaginar como pode ser o mundo de um animal considerando que não só sua inteligência, mas também seus sistemas sensoriais são diferentes dos nossos. Todavia, os animais captam estímulos que nós não captamos. O ornitorrinco, por exemplo, percebe com seu bico, parecido com o dos patos, as descargas elétricas produzidas pelos camarões, a um metro de distância. As abelhas percebem as alterações elétricas causadas por uma tempestade distante e voltam para a colmeia; as serpentes detectam o calor de suas vítimas; os morcegos percebem o eco dos sons que lançam.

O biólogo alemão von Uexküll assinalou que cada espécie animal vive em um mundo próprio, ao que chamou Umwelt.

O segundo período do texto 2 se inicia pela conjunção “todavia”; sobre esse emprego, a afirmação correta é:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Absurdo esse gabarito, sempre soube que todavia e porém são conjunções adversativas. Não entendi nada

Acredito que não seja absurdo não.

A frase está errada, o que a questão diz é DEVE SER ALTERADO, apenas pegar a frase anterior "seus sistemas sensoriais são diferentes dos nossos.TODAVIA , os animais captam estímulos que nós não captamos." => TODAVIA = PORÉM, mas está errado.

Olhe abaixo

"seus sistemas sensoriais são diferentes dos nossos.POIS, os animais captam estímulos que nós não captamos."

...animal considerando que não só sua inteligência, mas também (CONJUNÇÃO ADITIVA) seus sistemas sensoriais são diferentes dos nossos. Todavia (CONJUNÇÃO ADVERSATIVA), os animais captam estímulos que nós não captamos.

A FGV não pode deixar de considerar a letra A como correta. Cabe recurso!!

No meu humilde entendimento acredito que o gabarito está correto. O "pois" não esta como conjunção conclusiva, mas sim explicativa.

Leiam a primeira fase: "É difícil imaginar como pode ser o mundo de um animal considerando que não só sua inteligência, mas também seus sistemas sensoriais são diferentes dos nossos."
A segunda frase explica o porquê dos sistemas sensoriais serem diferentes: "Todavia, os animais captam estímulos que nós não captamos."
Só que conjunções adversativas servem para expressar ideias contrarias, o que não temos aqui, logo não poderia ser "porém" ou "embora". A conjunção "logo" é para conclusão, e concluir o texto no segundo período é no mínimo estranho. E julgando como o sentido sendo de explicação a conjunção "todavia" esta empregada de maneira equivocada tornando a alternativa "E" incorreta.

Uma pegadinha básica. Todavia nos remete a substituição pelo porém. Mas a frase é explicativa e cabe um "pois". Letra B.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo