A respeito das ISTs e com base nos conhecimentos médicos cor...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1684945 Medicina
Em 2016, o Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, do HIV/Aids e das Hepatites Virais passou a usar a nomenclatura infecções sexualmente transmissíveis (IST) no lugar de doenças sexualmente transmissíveis (DST). O termo IST é mais adequado e já era utilizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A denominação “D”, de “DST”, vem de doença, que significa ter sintomas e sinais visíveis no organismo do indivíduo. Já as infecções podem ter períodos assintomáticas (sífilis, herpes genital, condiloma acuminado, por exemplo) ou se mantêm assintomáticas durante toda a vida do indivíduo (casos da infecção pelo HPV e vírus do herpes) e são somente detectadas por meio de exames laboratoriais. 

A respeito das ISTs e com base nos conhecimentos médicos correlatos, julgue o item a seguir.


O objetivo do tratamento das verrugas anogenitais por HPV é a destruição das lesões identificáveis para modificar a história natural da infecção pelo HPV, evitando as recidivas das verrugas. As opções de tratamento são ácido tricloroacé tico (ATA) 80%-90%, podofilina 10%-25%, eletrocauterização, exérese cirúrgica, crioterapia, para tratamento domiciliar, imiquimode ou podofilotoxina.

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

TRATAMENTO DE CONDILOMA ACUMINADO

  1. Ácido tricloroacético ATA 80-90%
  2. Podofilina 10-25%: É uma mistura complexa de resinas de plantas e seu efeito biológico deve-se ao efeito antimitótico. O efeito máximo aparece alguns dias após a aplicação. Devido a seus efeitos tóxicos sistêmicos (neurológico, hepatorrenal e supressão da medula óssea) e a sua eficácia limitada, não é mais considerada droga de escolha, inclusive formalmente contraindicada na gravidez.
  3. Podofilotoxina
  4. 5-fluourcila 5-FU
  5. Eletrocautério
  6. Criocirurgia
  7. Ablação a laser
  8. Laser a CO2
  9. Imiquimode

Gabarito: ERRADO

O erro da questão está em afirmar que o tratamento "modifica a história natural da infecção pelo HPV". O manual do MS deixa claro que isso não foi comprovado, sendo o papel do tratamento apenas destruir as lesões identificáveis

"Sabendo-se que o tratamento das verrugas anogenitais não leva à erradicação viral, recorrências são frequentes."

(página 156 do manual do ministério da saúde)

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo