Nos trabalhos de auditoria, a amostragem consiste na aplicaç...
Nos trabalhos de auditoria, a amostragem consiste na aplicação de procedimentos de auditoria em uma amostra que represente as características gerais da população analisada.
Na definição do tipo de amostragem, o auditor deve evitar:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
O comando da questão exige que seja indicada entre as alternativas a que indica procedimento que o auditor deve evitar quando da definição do tipo de amostragem.
No item que fala sobre seleção ao acaso, a NBC TA dispõe o seguinte:
Gabarito: item C.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO: Letra C
O auditor deve evitar o uso da amostragem não probabilistica. Assim, apenas a letra C apresenta uma técnica de amostragem não probabilística. As demais apresentam técnicas probabilísticas, sendo adequadas o seu uso.
Randômico e aleatório é a mesma coisa, achei maldoso(Não errei)
Gabarito: C
NBC TA 530: A12. Pela amostragem estatística, os itens da amostra são selecionados de modo que cada unidade de amostragem tenha uma probabilidade conhecida de ser selecionada. Pela amostragem não estatística, o julgamento é usado para selecionar os itens da amostra. Como a finalidade da amostragem é a de fornecer base razoável para o auditor concluir quanto à população da qual a amostra é selecionada, é importante que o auditor selecione uma amostra representativa, de modo a evitar tendenciosidade mediante a escolha de itens da amostra que tenham características típicas da população.
Existem muitos métodos para selecionar amostras. Os principais são os seguintes:
(d) Seleção ao acaso, na qual o auditor seleciona a amostra sem seguir uma técnica estruturada. Embora nenhuma técnica estruturada seja usada, o auditor, ainda assim, evitaria qualquer tendenciosidade ou previsibilidade consciente (por exemplo, evitar itens difíceis de localizar ou escolher ou evitar sempre os primeiros ou os últimos lançamentos de uma página) e, desse modo, procuraria se assegurar de que todos os itens da população têm uma mesma chance de seleção. A seleção ao acaso não é apropriada quando se usar a amostragem estatística.
Apesar da redação truncada da norma, extrai-se que o auditor, ainda que use a seleção por acaso, deve evitar qualquer tendenciosidade. Um exemplo de tendenciosidade a ser combatida seria escolher apenas itens de fácil acesso, evitando itens de difícil acesso (nas palavras da norma).
Métodos de Amostragem:
- Seleção Aleatória: aplicada por meio de geradores de números aleatórios como, por exemplo, tabelas de números aleatórios;
- Seleção Sistemática: em que a quantidade de unidades de amostragem na população é dividida pelo tamanho da amostra para dar um intervalo de amostragem como, por exemplo, 50, e após determinar um ponto de início dentro das primeiras 50, toda 50ª unidade de amostragem seguinte é selecionada;
- Seleção ao acaso: na qual o auditor seleciona a amostra sem seguir uma técnica estruturada;
- Seleção de bloco: envolve a seleção de um ou mais blocos de itens contíguos da população.
Randômico e aleatório é a mesma coisa
GABARITO: C
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo