Acerca da questão social nos termos de José Paulo Netto, ass...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A) CORRETA. De acordo com a exposição de Netto (2017, p. 25-26), “[...] o capitalismo monopolista, pelas suas dinâmicas e contradições, cria condições tais que o Estado por ele capturado, ao buscar legitimação política através do jogo democrático, é permeável a demandas das classes subalternas, que podem fazer incidir nele seus interesses e suas reivindicações imediatos. [...] é somente nestas condições que as sequelas da questão social tornam-se objeto de uma intervenção sistemática por parte do Estado. [...], que a questão social se põe como alvo de políticas sociais".
B) CORRETA. De acordo com a exposição de Netto (2017, p. 77), “[...] usa-se a expressão questão social para expressar o conjunto das expressões políticas, sociais e econômicas vinculadas ao conflito entre o capital e o trabalho, impostos pelo surgimento da classe operária e seu ingresso no cenário político no curso da constituição da sociedade capitalista".
C) CORRETA. De acordo com a exposição de Netto (2017, p. 21), “[...] o Estado foi capturado pela lógica do capital monopolista – ele é o seu Estado; tendencialmente, o que se verifica é a integração orgânica entre os aparatos privados dos monopólios e as instituições estatais. [...] Vale dizer: o Estado funcional ao capitalismo monopolista é, no nível das suas finalidades econômicas, o “comitê executivo" da burguesia monopolista - opera para propiciar o conjunto de condições necessárias à acumulação e à valorização do capital monopolista".
D) INCORRETA. De acordo com a exposição de Netto (2017, p. 20), “[...] no capitalismo monopolista, as funções políticas do Estado imbricam-se organicamente com as suas funções econômicas". Não obstante a produção mercantil (simples) remontar à sociedade antiga, tal produção e circulação não se constituíam como elementos essências da produção e reprodução sociais. Assentando-se no trabalho pessoal de artesãos e camponeses e no fato destes serem os donos dos meios de produção que utilizavam, as relações sociais de produção não se desenvolviam sob a marca da exploração. Ademais, a produção era voltada para um mercado restrito, local e a circulação dos produtos objetivava não a obtenção/acumulação de uma riqueza excedente, mas apenas a satisfação de necessidades relacionadas ao consumo de bens. Tratava-se de vender para comprar e não de comprar para vender (NETTO; BRAZ, 2006, p. 81)
E) CORRETA. De acordo com a exposição de Netto (2017, p. 28), “enquanto intervenção do Estado burguês no capitalismo monopolista, a política social deve constituir-se necessariamente em políticas sociais: as sequelas da questão social são recortadas como problemáticas particulares e assim enfrentadas".
Gabarito da professora: D
Referência Bibliográfica
NETTO, José Paulo. Capitalismo monopolista e Serviço Social [livro eletrônico]. São Paulo: Cortez, 2017.
NETTO, José Paulo. BRAZ, Marcelo. Economia política: uma introdução crítica. São Paulo: Cortez, 2006. (Biblioteca básica do Serviço Social, v. 1).
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gab: D
“Mais exatamente, no capitalismo monopolista, as funções políticas do Estado imbricam-se organicamente com as suas funções econômicas” (NETTO, 1992, p. 25).
NETTO, José Paulo. Capitalismo Monopolista e Serviço Social. São Paulo: Cortez, 1992.
http://www.joinpp.ufma.br/jornadas/joinppIV/eixos/2_transformacoes-do-mundo-do-trabalho/questao-social-politicas-sociais-e-servico-social-no-capitalismo-monopolista.pdf
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo