Acerca da questão social nos termos de José Paulo Netto, ass...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2171990 Serviço Social
Acerca da questão social nos termos de José Paulo Netto, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos às alternativas:

A) CORRETA. De acordo com a exposição de Netto (2017, p. 25-26), “[...] o capitalismo monopolista, pelas suas dinâmicas e contradições, cria condições tais que o Estado por ele capturado, ao buscar legitimação política através do jogo democrático, é permeável a demandas das classes subalternas, que podem fazer incidir nele seus interesses e suas reivindicações imediatos. [...] é somente nestas condições que as sequelas da questão social tornam-se objeto de uma intervenção sistemática por parte do Estado. [...], que a questão social se põe como alvo de políticas sociais".

B) CORRETA. De acordo com a exposição de Netto (2017, p. 77), “[...] usa-se a expressão questão social para expressar o conjunto das expressões políticas, sociais e econômicas vinculadas ao conflito entre o capital e o trabalho, impostos pelo surgimento da classe operária e seu ingresso no cenário político no curso da constituição da sociedade capitalista".

C) CORRETA. De acordo com a exposição de Netto (2017, p. 21), “[...] o Estado foi capturado pela lógica do capital monopolista – ele é o seu Estado; tendencialmente, o que se verifica é a integração orgânica entre os aparatos privados dos monopólios e as instituições estatais. [...] Vale dizer: o Estado funcional ao capitalismo monopolista é, no nível das suas finalidades econômicas, o “comitê executivo" da burguesia monopolista - opera para propiciar o conjunto de condições necessárias à acumulação e à valorização do capital monopolista".

D) INCORRETA. De acordo com a exposição de Netto (2017, p. 20), “[...] no capitalismo monopolista, as funções políticas do Estado imbricam-se organicamente com as suas funções econômicas". Não obstante a produção mercantil (simples) remontar à sociedade antiga, tal produção e circulação não se constituíam como elementos essências da produção e reprodução sociais. Assentando-se no trabalho pessoal de artesãos e camponeses e no fato destes serem os donos dos meios de produção que utilizavam, as relações sociais de produção não se desenvolviam sob a marca da exploração. Ademais, a produção era voltada para um mercado restrito, local e a circulação dos produtos objetivava não a obtenção/acumulação de uma riqueza excedente, mas apenas a satisfação de necessidades relacionadas ao consumo de bens. Tratava-se de vender para comprar e não de comprar para vender (NETTO; BRAZ, 2006, p. 81)

E) CORRETA. De acordo com a exposição de Netto (2017, p. 28), “enquanto intervenção do Estado burguês no capitalismo monopolista, a política social deve constituir-se necessariamente em políticas sociais: as sequelas da questão social são recortadas como problemáticas particulares e assim enfrentadas".

Gabarito da professora: D

Referência Bibliográfica

NETTO, José Paulo. Capitalismo monopolista e Serviço Social [livro eletrônico]. São Paulo: Cortez, 2017.

NETTO, José Paulo. BRAZ, Marcelo. Economia política: uma introdução crítica. São Paulo: Cortez, 2006. (Biblioteca básica do Serviço Social, v. 1).

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gab: D

“Mais exatamente, no capitalismo monopolista, as funções políticas do Estado imbricam-se organicamente com as suas funções econômicas” (NETTO, 1992, p. 25).

NETTO, José Paulo. Capitalismo Monopolista e Serviço Social. São Paulo: Cortez, 1992.

http://www.joinpp.ufma.br/jornadas/joinppIV/eixos/2_transformacoes-do-mundo-do-trabalho/questao-social-politicas-sociais-e-servico-social-no-capitalismo-monopolista.pdf

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo