Analise as assertivas abaixo sobre a supervisão de estágio e...
I. Na Idade Moderna, com o processo de industrialização, a supervisão visava à capacitação do indivíduo, com finalidade de aferir sua produtividade, ou seja, qual era a qualidade e a quantidade da produção, período em que o Serviço Social não era ainda profissão, mas vocação. II. A supervisão de estágio na formação em Serviço Social envolve duas dimensões distintas, mas não excludentes, de acompanhamento e orientação profissional: uma supervisão de campo que caracteriza a prática docente e, portanto, sob responsabilidade do/a professor/a supervisor/a no contexto do curso, e a supervisão acadêmica, que compreende o acompanhamento direto das atividades práticas institucionais do/a estudante pelo/a assistente social, nos campos de estágio. III. O estágio não obrigatório é aquele desenvolvido como atividade opcional, acrescida à carga horária regular e obrigatória, ou seja, é aquele que o/a aluno/a poderá realizar se assim for permitido pela instituição de ensino.
Quais estão corretas?
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
I. CORRETO. De acordo com Babiuk e Fachini (2015, apud Lewgoy, 2010), “na Idade Moderna, com o processo de industrialização, a supervisão visava à capacitação do indivíduo, com finalidade de aferir sua produtividade, ou seja, qual era a qualidade e a quantidade da produção. O Serviço Social não era ainda profissão, mas sim, vocação [...]".
II. INCORRETO. De acordo com a PNE da ABEPSS (1996, p. 19), temos: “a supervisão de estágio na formação em Serviço Social envolve duas dimensões distintas, mas não excludentes de acompanhamento e orientação profissional: uma supervisão acadêmica que caracteriza a prática docente e, portanto, sob responsabilidade do(a) professor(a)-supervisor(a) no contexto do curso e a supervisão de campo, que compreende o acompanhamento direto das atividades prático-institucionais da(o) estudante pelo(a) assistente social, nos campos de estágio. Estas dimensões devem estar diretamente articuladas em todo processo de supervisão".
III. CORRETO. De acordo com o “Art. 2º", parágrafo 2º, da Lei nº 11.788/2008, o estágio não-obrigatório é aquele desenvolvido como atividade opcional, acrescida à carga horária regular e obrigatória. A Resolução CFESS nº 533/2008, que regulamenta a supervisão de estágio no Serviço Social, coloca no “Art. 1º", parágrafo 2º, que o estágio não obrigatório, definido na Lei nº 11.788/2008, deverá ocorrer nas condições definidas na referida lei e na presente Resolução.
Vamos às alternativas:
A) Apenas I. INCORRETA.
B) Apenas I e II. INCORRETA.
C) Apenas I e III. CORRETA.
D) Apenas II e III. INCORRETA.
E) I, II e III. INCORRETA.
Gabarito do professor: C
Referência Bibliográfica
ABEPSS. Política Nacional de Estágio da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social – PNE/ABEPSS. 1996.
BABIUK, Graciele Alves. FACHINI, Flávia Granzotto. Estágio supervisionado em Serviço Social: entraves e avanços para formação profissional. Seminário Nacional de Serviço Social, Trabalho e Política Social. UFSC, Florianópolis, 2015.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Neste item houve a troca dos conceitos.
II. A supervisão de estágio na formação em Serviço Social envolve duas dimensões distintas, mas não excludentes, de acompanhamento e orientação profissional: uma supervisão de campo (acadêmica) que caracteriza a prática docente e, portanto, sob responsabilidade do/a professor/a supervisor/a no contexto do curso, e a supervisão acadêmica (campo), que compreende o acompanhamento direto das atividades práticas institucionais do/a estudante pelo/a assistente social, nos campos de estágio.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo