Os documentos arquivísticos digitais gerenciados pelos Siste...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a C - na tabela de temporalidade e destinação de documentos.
Vamos entender por que essa é a alternativa correta e as razões pelas quais as outras opções estão incorretas.
Tema da Questão: A questão aborda a preservação dos documentos arquivísticos digitais gerenciados pelos Sistemas Informatizados de Gestão Arquivística de Documentos (SIGAD). Esses documentos precisam ser mantidos conforme um período específico de guarda, determinado de acordo com normas e regulamentos específicos da arquivologia.
Alternativa Correta:
C - na tabela de temporalidade e destinação de documentos
A tabela de temporalidade e destinação de documentos é um instrumento técnico que define os prazos de guarda e a destinação final (eliminação ou recolhimento para guarda permanente) dos documentos. Essa tabela é elaborada com base em critérios legais, administrativos e históricos e é fundamental para a gestão arquivística. No contexto dos documentos digitais, a tabela continua a ser a referência para determinar o período de guarda e a destinação final dos documentos.
Alternativas Incorretas:
A - pelo período de obsolescência do sistema informatizado no qual aqueles documentos foram produzidos
Essa alternativa está incorreta porque a obsolescência do sistema informatizado não é um critério válido para determinar o período de guarda dos documentos arquivísticos. A preservação dos documentos deve seguir a tabela de temporalidade, independentemente da tecnologia utilizada para criar ou armazenar os documentos.
B - pelo Tribunal de Contas da União
Embora o Tribunal de Contas da União (TCU) tenha um papel fiscalizador e regulador, ele não é responsável por determinar o período de guarda dos documentos arquivísticos. Essa função cabe aos órgãos arquivísticos competentes e às tabelas de temporalidade.
D - pela Comissão Permanente de Avaliação de Documentos Digitais (CPADG)
Essa alternativa é parcialmente correta, mas não completamente. A Comissão Permanente de Avaliação de Documentos Digitais (CPADG) pode participar do processo de avaliação e destinação dos documentos digitais, mas a determinação final dos prazos de guarda e destinação é feita com base na tabela de temporalidade.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO (C)
Tabela de Temporalidade
A tabela de temporalidade é elaborada por uma Comissão permanente de Avaliação de documentos ou uma Comissão de Análise de Documentos e necessita de aprovação por autoridade competente para ser aplicada. A tabela de temporalidade é, portanto, o instrumento que vai relacionar todos os tipos de documento da instituição, estabelecendo, para cada um, seus prazos de guarda nas idades corrente e intermediária e sua destinação final (eliminação ou guarda permanente). Poderá também estabelecer se o documento será ou não microfilmado.
Plano de destinação - Instrumento utilizado para tratar massa documental acumulada. Indicar o destino que se deva dar / o que deve ser feito com os documentos da repartição
· Massa Acumulada (massa documental)
conjunto dos documentos de arquivo de uma entidade que não foi objetivo de classificação e avaliação; envolve documentos de todas as idades.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo