A organização de um arquivo pressupõe não apenas as atividad...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1246227 Arquivologia
A organização de um arquivo pressupõe não apenas as atividades de classificação, mas também as de descrição. Somente a descrição arquivística garante a compreensão ampla do conteúdo de um acervo, possibilitando, tanto o conhecimento como a localização dos documentos que o integram. Nesse sentido, pode-se afirmar que:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa C é a correta. Vamos entender o porquê e analisar cada alternativa para facilitar a compreensão do tema.

O tema central da questão é descrição e classificação arquivísticas, dois processos fundamentais na gestão de documentos. A descrição arquivística consiste em detalhar o conteúdo dos documentos para permitir sua localização e compreensão. Já a classificação envolve a organização dos documentos de acordo com um plano ou esquema, refletindo a estrutura e as funções da instituição produtora.

Agora, vejamos a justificativa para cada alternativa:

Alternativa C: "As atividades de descrição só conseguem ter seus objetivos plenamente atingidos, mediante a classificação documental. Sem a classificação, corre-se o risco de criar uma situação análoga à do analfabeto diante de um livro; ele não terá acesso completo por não dispor aos meios que lhe permitam compreender a informação."

Essa alternativa é correta porque destaca a interdependência entre classificação e descrição. Sem uma classificação bem feita, a descrição não poderá ser plenamente eficiente, pois a organização e a contextualização dos documentos são essenciais para sua compreensão e localização. A metáfora do analfabeto é útil para ilustrar a importância dessa inter-relação.

Alternativa A: "As atividades de classificação são secundárias no que se refere às atividades da descrição documental."

Essa alternativa é incorreta. Tanto a classificação quanto a descrição são atividades essenciais e complementares na gestão de documentos. A classificação não pode ser considerada secundária, pois é a base que permite uma descrição eficaz.

Alternativa B: "A classificação arquivística, desprovida das atividades de descrição, somente é inteligível às pessoas que trabalham com o acervo, portanto as atividades de classificação devem ser desenvolvidas posteriormente às atividades de descrição."

Essa alternativa é incorreta por dois motivos: primeiro, a classificação não é inteligível apenas para quem trabalha com o acervo; segundo, a sequência sugerida (descrição antes da classificação) está errada. A classificação deve preceder a descrição, pois sem a organização prévia dos documentos, a descrição perderia seu contexto e eficácia.

Alternativa D: "As atividades de classificação só conseguem ter seus objetivos plenamente atingidos, mediante a descrição documental."

Essa alternativa é incorreta. Embora a descrição seja importante, a classificação pode atingir seus objetivos de organização e estruturação do acervo com ou sem a descrição. No entanto, para facilitar o acesso e a compreensão dos documentos, a descrição é uma etapa fundamental.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito (D)

IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES DE DESCRIÇÃO

A organização arquivística de qualquer acervo pressupõe não apenas as atividades de classificação, mas também as de descrição. Somente a descrição arquivística garante a compreensão ampla do conteúdo de um acervo, possibilitando tanto o conhecimento como a localização dos documentos que o integram. Nesse sentido, podemos afirmar que as atividades de classificação só conseguem ter seus objetivos plenamente atingidos mediante a descrição documental. Sem a descrição, corre-se o risco de criar uma situação análoga à do analfabeto diante de um livro, que ele pode pegar e folhear, mas ao qual não pode ter acesso completo por não possuir meios que lhe permitam compreender a informação. A classificação arquivística, desprovida das atividades de descrição, somente é inteligível para as pessoas que organizaram o acervo.

=-=-=-=-=-=-=

Quanto à C: as atividades de descrição (classificação ) só conseguem ter seus objetivos plenamente atingidos, mediante a classificação (descrição) documental. Sem a classificação (descrição), corre-se o risco de criar uma situação análoga à do analfabeto diante de um livro; ele não terá acesso completo por não dispor aos meios que lhe permitam compreender a informação.

Fonte: Pág. 12 deste documento -> http://www.arqsp.org.br/arquivos/oficinas_colecao_como_fazer/cf6.pdf

Questão

A organização de um arquivo pressupõe não apenas as atividades de classificação, mas também as de descrição. Somente a descrição arquivística garante a compreensão ampla do conteúdo de um acervo, possibilitando, tanto o conhecimento como a localização dos documentos que o integram. Nesse sentido, pode-se afirmar que:

A ( ) as atividades de classificação são secundárias ❌ no que se refere às atividades da descrição documental.

A classificação é uma das principais atividades em relação as demais.

B ( ) a classificação arquivística, desprovida das atividades de descrição, somente é inteligível às pessoas que trabalham com o acervo ✅ , portanto as atividades de classificação devem ser desenvolvidas posteriormente ❌ às atividades de descrição.

As atividades de classificação devem ser desenvolvidas anteriormente às atividades de descrição.

C ( ) as atividades de descrição só conseguem ter seus objetivos plenamente atingidos, mediante a classificação documental. Sem a classificação, corre-se o risco de criar uma situação análoga à do analfabeto diante de um livro; ✅ ele não terá acesso completo por não dispor aos meios que lhe permitam compreender a informação. ❌

Sem a atividade de descrição ele não terá acesso completo ao conteúdo por não conseguir encontrá-lo e não por não o compreender.

D (✅) as atividades de classificação só conseguem ter seus objetivos plenamente atingidos, mediante a descrição documental.

A função classificação é uma função matricial. Ela é considerada a primeira "intervenção no fazer arquivístico".

Após a classificação ocorrem outras atividades, como a descrição.

A descrição depende dos dados e do resultado da classificação para ser executada

A classificação depende da correta execução da descrição para que tenha seus objetivos.

Gabarito D. ✅

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo