A Norma Brasileira de Descrição Arquivística (NOBRADE) apres...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1246228 Arquivologia
A Norma Brasileira de Descrição Arquivística (NOBRADE) apresenta seis principais níveis de descrição, que são:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a A, e vamos entender o porquê. A Norma Brasileira de Descrição Arquivística, conhecida como NOBRADE, é um instrumento utilizado para padronizar a descrição arquivística no Brasil. A descrição arquivística é um processo fundamental para a representação adequada dos documentos de arquivo, permitindo que sejam recuperados e compreendidos no contexto de sua criação e uso.

A NOBRADE estabelece níveis de descrição que ajudam a organizar a hierarquia arquivística, indo do mais geral ao mais específico. Estes níveis são utilizados para estruturar a informação arquivística de modo que reflita a organização natural dos arquivos. Eles são:

  • Nível 0 = Acervo da entidade custodiadora
  • Nível 1 = Fundo ou coleção
  • Nível 2 = Seção
  • Nível 3 = Série
  • Nível 4 = Dossiê ou processo
  • Nível 5 = Item documental

Na descrição arquivística, começamos com o acervo da entidade custodiadora, que é o conjunto total dos documentos guardados por uma instituição. Seguimos para o fundo ou coleção, que representa o conjunto de documentos de uma mesma origem, ou seja, produzidos ou acumulados por uma mesma pessoa física ou jurídica. Em seguida, temos a seção, que é uma subdivisão de um fundo relacionada a uma área de atividade específica da entidade produtora. A série é uma sequência de documentos que têm a mesma função e são produzidos como resultado de uma mesma atividade ou prática. O dossiê ou processo é um conjunto de documentos relacionados entre si por um assunto ou atividade específica. Finalmente, o item documental é a unidade arquivística mínima, podendo ser um documento isolado ou uma peça documental.

A correta hierarquização é essencial para entender a proveniência e o contexto de criação dos documentos, o que é fundamental para sua correta gestão e preservação. Portanto, a alternativa A está correta porque apresenta a sequência adequada dos níveis de descrição conforme estabelecido pela NOBRADE.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito: A

Literalidade da norma.

(0) Acervo da entidade custodiadora;

(1) Fundo ou coleção

(2) Seção

(3) Série

(4) Dossiê ou processo

(5) Item documental

Além disso, devemos lembrar que os níveis 0, 2 e 3 admitem subníveis. E, ainda, o nível 5 depende da existência do nível 4

Fiz uma historinha para lembrar da ordem kkkkk

O acervo do cinema é sempre bom, quando chego, sento no fundo da sala para assistir à seção*, e em casa, ainda assisto a uma série e no fim do dia, faço um dossiê documentando tudo. 

A descrição é dividida em 6 níveis principais:

– Nível 0: acervo da entidade custodiadora.

– Nível 1: fundo ou coleção.

– Nível 2: seção.

– Nível 3: série.

– Nível 4: dossiê ou processo.

– Nível 5: item documental.

Acervo da entidade custodiadora (nível 0), fundo ou coleção (nível 1), seção (nível 2), série (nível 3), dossiê ou processo (nível 4) e item documental (nível 5).

São admitidos como níveis intermediários o acervo da subunidade custodiadora (nível 0,5), a subseção (nível 2,5) e a subsérie (nível 3,5).

GAB: A

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo