Com relação ao Decreto-Lei n.o 200/1967 (DL 200), julgue o i...
O crescimento ordenado da administração indireta e o fortalecimento das funções formuladoras e supervisoras dos níveis centrais de governo, notadamente ministérios, são conseqüências da estratégia flexibilizadora do DL 200.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Errado
Onde está o erro, exatamente?
Errado. Conforme texto extraído do Livro Administração Geral e Pública de Chiavenato, página 415, o qual cita o crescimento desordenado.
" Mas o visionário esforço de organização do aparelho do Estado, pretendido pelo Decreto-Lei n- 200/1967, foi aos poucos desfeito, na medida em que não se efetivou, conjuntamente, um esforço de acompanhamento e avaliação da atuação das instituições descentralizadas. Assim, pouca atenção foi dada à definição clara de resultados a serem atingidos pelas instituições e, menos ainda, ao seu desempenho, aos resultados que deveriam ser apresentados. Além disso, a autonomia concedida foi bem administrada por algumas instituições, mas não por todas. Ao contrário, muitos abusos foram cometidos, alguns dos quais pelos Ministérios supervisores, que usaram as instituições a eles vinculadas para fugir da rigidez administrativa a que estavam e à qual permanecem atrelados."
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo