Acerca do Código de Ética da Agência Nacional de Vigilância...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão sobre o Código de Ética da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (CEANVISA). O tema central aqui é a ética pública, que envolve regras e diretrizes que servidores devem seguir para garantir a integridade e a imparcialidade no serviço público.
A alternativa A é a correta: É vedado o exercício, na Anvisa, de servidores que forem sócios, responsáveis ou acionistas de qualquer categoria, ou que prestem serviços a empresas ou estabelecimentos sujeitos a vigilância sanitária. Esta opção está correta porque o Código de Ética da ANVISA busca evitar conflitos de interesse, impedindo que servidores tenham envolvimentos com empresas sujeitas à fiscalização da agência.
Vamos agora entender por que as outras alternativas estão incorretas:
B - Os servidores da Anvisa atenderão a toda e qualquer solicitação de audiência formulada por particulares, independentemente da prévia solicitação do interessado e da identificação dos participantes. Esta alternativa é incorreta porque, para manter a transparência e a segurança, é necessário que haja identificação dos participantes e uma solicitação prévia.
C - É vedado o recebimento de presentes, ainda que distribuídos de forma generalizada por entidades de qualquer natureza a título de cortesia, propaganda, divulgação habitual ou por ocasião de eventos especiais ou datas comemorativas, mesmo que não ultrapassem o valor de R$100,00 (cem reais). Esta opção está errada porque o Código de Ética geralmente permite a aceitação de brindes de baixo valor, desde que a prática não comprometa a imparcialidade e a ética do servidor.
D - Desde que fora de seu expediente de trabalho, são irrelevantes as atividades profissionais paralelas eventualmente desenvolvidas pelo servidor da Anvisa. Esta alternativa é equivocada. Mesmo fora do expediente, as atividades paralelas não podem comprometer a integridade e a imagem do servidor nem criar conflitos de interesse.
E - No caso de destinação de remuneração, vantagem ou presente que não possam ser recusados ou devolvidos, estes deverão ser imediatamente incorporados ao patrimônio do Ministério da Saúde, ou destinados a programas sociais oficiais. Esta alternativa está errada porque o correto seria devolver ou recusar tais vantagens para evitar conflitos de interesse, e o processo de destinação não é tão simplificado.
Essas explicações ajudarão você a ter um entendimento mais claro sobre como interpretar questões envolvendo ética na administração pública. A ética é fundamental para garantir a confiança e a eficiência dos serviços prestados ao público.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Letra A: Art.12 II, Correta
Letra B: Artº. 9, I do Código de Ética da Anvisa, onde diz que, as audiências com pessoas físicas e jurídicas, não pertencentes à Adm Púb. direta ou indireta de qq um dos poderes da U,E,DF e M ou de organismo internacional do qual o Brasil participe, interessadas em decisão de alçada do servidor, prescidem obrigatoriamente: I - de solicitação formal pelo próprio interessado, com especificação do tema a ser tratado e a identificação dos participantes.
Letra C: Art.14. §2º Não se consideram presentes, para os fins desse artigo, aqueles que: não tenham valor comercial; sejam distribuídos de forma generalizada por entidades de qq natureza a título de cortesia, propaganda, divulgação habitual ou por ocasião de eventos especiais ou datas comemorativas, desde que não ultrapassem o valor de R$ 100,00 (cem reais).
Letra E: Art.14.§3º No caso de destinação de remuneração, vantagem ou presente que não possam ser recusadas ou devolvidas, estes deverão ser imediatamente incorporados ao patrimônio da Anvisa ou destinados a programas sociais oficiais.
Letra D: Art.12 I
Gabarito: A
No meu entendimento, o erro da alternativa B está na menção: "...atenderão a toda e qualquer solicitação de audiência..", pois, de acordo com o ART 9º do RDC 141/2003, as audiências são para pessoas fisicas ou jurídicas "interessadas em decisão de alçada do servidor".
Se estiver errado, me corrijam.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo