Considerando um paciente com câncer gástrico difuso heredit...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2041244 Medicina
Considerando um paciente com câncer gástrico difuso hereditário, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) A neoplasia surge a partir de uma mutação genética para a molécula de adesão E-caderina (CDH1). ( ) Os familiares com alteração genética têm incidência de desenvolvimento de câncer gástrico em alguma fase da vida é de até 70%, razão pela qual deve se realizar gastrectomia total profilática antes dos 40 anos de idade. ( ) Há alto risco para desenvolvimento de câncer de mama lobular, e por isso o rastreio de câncer de mama deve começar aos 30 anos de idade.
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente, 
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A alternativa correta é a B - V - F - V. O câncer gástrico difuso hereditário é uma doença genética rara que tem como principal causa uma mutação no gene CDH1, responsável pela produção da proteína de adesão celular E-caderina. Assim, a primeira afirmativa está correta. Já a segunda afirmativa está incorreta, pois a gastrectomia total profilática é recomendada antes dos 40 anos apenas para pacientes que já possuem a mutação genética e apresentam sinais de predisposição para o câncer gástrico. Por fim, a terceira afirmativa está correta, pois há um aumento do risco de desenvolvimento de câncer de mama lobular nos casos de câncer gástrico difuso hereditário, sendo recomendado o rastreamento a partir dos 30 anos de idade.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo