Após o pré-tratamento da biomassa, a hidrólise é uma das eta...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2470936 Química
Após o pré-tratamento da biomassa, a hidrólise é uma das etapas principais do processo de desconstrução da parede celular. O pré-tratamento resulta na formação de duas frações distintas: a fração líquida, constituída de monômeros e oligômeros que estão aptos à etapa de fermentação; e a fração sólida, formada por compostos que não foram degradados, como a celulignina. Com isso, a fração sólida necessita de uma etapa de hidrólise para liberar os açúcares fermentescíveis, como mostra a figura abaixo:


Imagem associada para resolução da questão



Considerando-se a degradação do complexo lignocelulósico, analise as informações abaixo:


I. O pré-tratamento promove a degradação do complexo lignocelulósico, separando os componentes majoritários: celulose e lignina, que deverão ser hidrolisados em monômeros para serem metabolizados por microrganismos. Por isso, após o pré-tratamento, é necessário fazer uso de proteases específicas, que serão responsáveis pela hidrólise dessas moléculas.


II. A hemicelulose, por ser um heteropolímero, necessita da associação de outras enzimas para a sua completa degradação. Dentre essas, tem-se as xilanases, que são responsáveis pela quebra da cadeia central de xilana.


III. As celulases são compostas por três enzimas principais que agem de forma sinérgica, onde as endoglucanases clivam especificamente as ligações β-1,4-glicosídica internas da celulose, principalmente em regiões amorfas, liberando fragmentos que serão degradados pelas exoglucanases, celobiohidrolases (CBH), à celobiose. Por sua vez, as CBH serão degradas pelas β-glucosidases à glicose. As β-glucosidases, entretanto, são capazes de clivar outros oligossacarídeos à glicose e também de liberar outros monômeros, como xilose, galactose e manose, a partir da xilana e da galactomanana, que são constituintes da hemicelulose.


Assinale
Alternativas