No trecho “Na vida, o olhar da opinião, o contraste dos int...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1705475 Português

Texto 15A2-II


     Talvez espante ao leitor a franqueza com que lhe exponho e realço a minha mediocridade; advirto que a franqueza é a primeira virtude de um defunto. Na vida, o olhar da opinião, o contraste dos interesses, a luta das cobiças obrigam a gente a calar os trapos velhos, a disfarçar os rasgões e os remendos, a não estender ao mundo as revelações que faz à consciência; e o melhor da obrigação é quando, à força de embaçar os outros, embaça-se um homem a si mesmo, porque em tal caso poupa-se o vexame, que é uma sensação penosa, e a hipocrisia, que é um vício hediondo. Mas, na morte, que diferença! Que desabafo! Que liberdade! Como a gente pode sacudir fora a capa, deitar ao fosso as lantejoulas, despregar-se, despintar-se, desafeitar-se, confessar lisamente o que foi e o que deixou de ser! Porque, em suma, já não há vizinhos, nem amigos, nem inimigos, nem conhecidos, nem estranhos; não há plateia. O olhar da opinião, esse olhar agudo e judicial, perde a virtude, logo que pisamos o território da morte; não digo que ele se não estenda para cá, e nos não examine e julgue; mas a nós é que não se nos dá do exame nem do julgamento. Senhores vivos, não há nada tão incomensurável como o desdém dos finados. 

                                  Machado de Assis. Memórias póstumas de Brás Cubas. São Paulo: Ciranda Cultural, 2018. p. 49.

No trecho “Na vida, o olhar da opinião, o contraste dos interesses, a luta das cobiças obrigam a gente a calar os trapos velhos, a disfarçar os rasgões e os remendos, a não estender ao mundo as revelações que faz à consciência”, do texto 15A2-II, a forma verbal “obrigam” estabelece concordância com
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O que "obrigam a gente a calar os trapos velhos..."???  o olhar da opinião, o contraste dos interesses, a luta das cobiças

GAB D

Vale reforçar a ideia da concordância do verbo "OBRIGAM". Trata-se de um sujeito composto ANTEPOSTO ao verbo. Portanto, a concordância e feita no plural. (Sujeitos -> "o olhar da opinião"; "o contraste dos interesses"; "a luta das cobiças.")

Sujeito composto ANTEPOSTO: o verbo concorda com os núcleos do sujeito e fica no plural.

“Na vida, o olhar da opinião, o contraste dos interesses, a luta das cobiças obrigam a gente a calar os trapos velhos, a disfarçar os rasgões e os remendos, a não estender ao mundo as revelações que faz à consciência”

O verbo 'obrigam' concorda com os núcleos do sujeito 'olhar', 'contraste' e 'luta'.

GABARITO: LETRA 'D'

Resposta letra D

galera, a alternativa trouxe um sujeito composto, ou seja, que tem mais de um sujeito.

o olhar da opinião, o contraste dos interesses, a luta das cobiças obrigam a gente a calar os trapos velhos.

notem que o Núcleo do sujeito é termo não preposicionado. Além disso, "olhar" é um verbo de origem, mas nesse caso ocorreu a Derivação imprópria, isto é, quando uma palavra muda de classe. no caso saiu do verbo para substantivo, já que o artigo substantiva a palavra.

Ademais, para se achar o sujeito pergunte: quem obrigam a gente a calar os trapos velhos? R= o olhar, o contraste e a luta. Logo, encontramos o sujeito composto.

Perseverança não é uma corrida longa, são muitas corridas curtas, uma após a outra. - Walter Elliot

Quem obriga?

1) o olhar

2) o contraste

3) a luta

Temos sujeito composto

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo