Assinale a opção que apresenta fatores de risco para o dese...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
O tema central da questão é a identificação dos fatores de risco para o desenvolvimento de câncer de mama. Para resolver essa questão, é necessário compreender quais condições ou características aumentam a probabilidade de uma pessoa desenvolver esse tipo de câncer. Conhecimentos em genética, endocrinologia e epidemiologia são úteis para a resolução.
A alternativa C é a correta. Ela menciona três fatores de risco bem estabelecidos:
- Ter o primeiro filho após os 30 anos de idade: A gravidez em idade mais avançada está associada a um risco aumentado de câncer de mama, pois o tempo de exposição aos estrogênios é maior antes da primeira gestação.
- Reposição hormonal pós-menopausa: O uso de terapia hormonal após a menopausa pode aumentar o risco de câncer de mama, especialmente quando a reposição inclui tanto estrogênio quanto progesterona.
- Sedentarismo: A falta de atividade física regular está associada a um maior risco de desenvolvimento de câncer de mama.
Agora, vamos analisar as alternativas incorretas:
A - Idade avançada e mutação nos genes BRCA1 ou BRCA2 são fatores de risco corretos. No entanto, o sexo masculino não é um fator de risco para câncer de mama, apesar de homens também poderem ter a doença. Homens têm um risco muito menor.
B - História pessoal de câncer na outra mama é um fator de risco verdadeiro. Porém, menarca tardia é, na verdade, um fator de proteção, e não de risco. Já a nuliparidade (não ter filhos) é um fator de risco correto, mas a presença de um fator incorreto inviabiliza essa opção.
D - História familiar de câncer de mama em parente de primeiro grau é um fator de risco verdadeiro. No entanto, menopausa precoce não é um fator de risco, ao contrário, menopausa tardia é que está associada a maior risco. O uso prolongado de anticoncepcionais hormonais é um fator controverso e não está claramente estabelecido como risco.
E - Obesidade é um fator de risco verdadeiro, especialmente após a menopausa. Contudo, tabagismo não é um fator claramente definido para câncer de mama, além disso, a doença fibrocística da mama não é considerada um fator de risco para o câncer de mama.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo