Julgue os itens subsequentes,com base no que estabelece o Ma...
Embora as redações oficiais devam ser redigidas, em regra, de forma clara e objetiva,há situações em que se recomenda a prolixidade, como nas exposições de motivos, nas quais a redundância é necessária
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (5)
- Comentários (11)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Na verdade, em nenhuma parte do Manual de Redação Oficial há referência positiva à prolixidade. Ela é contrária à objetividade e à clareza, pois e refere ao excesso e ao uso de palavras que prejudicam a coesão e a coerência do texto.
A reposta é errada.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A concisão é antes uma qualidade do que uma característica do texto oficial. Conciso é o texto que consegue transmitir um máximo de informações com um mínimo de palavras. Para que se redija com essa qualidade, é fundamental que se tenha, além de conhecimento do assunto sobre o qual se escreve, o necessário tempo para revisar o texto depois de pronto. É nessa releitura que muitas vezes se percebem eventuais redundâncias ou repetições desnecessárias de idéias.
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/manual/manual.htm
A Exposição de Motivos é um dos itens do Manual de Redação Oficial elaborado pela Assessoria de Comunicações da Presidência. Trata-se de um expediente dirigido ao próprio Presidente da República ou ao seu vice, visando informar-lhes de algum assunto, propor alguma medida ou submeter considerações a projetos de atos normativos. Normalmente, esse texto é redigido apenas por um ou por um grupo de Ministro de Estado.
Por ser um documento trocado entre os mais altos escalões do poder executivo, a Exposição de Motivos tem um caráter bastante formal, embora mantenha todas as características desejadas nos textos da redação oficial, principalmente a objetividade e a clareza.
Quanto a estrutura, formalmente, a Exposição de Motivos segue o padrão ofício, sendo iniciado pelo pronome de tratamento “Excelentíssimo Senhor Presidente da República”, cabeçalho ou rodapé com informações sobre o remetente, o endereço postal, o telefone e o correio eletrônico.
Quando a Exposição de Motivos tiver um caráter informativo, sua estrutura será a mesma do padrão ofício. Já a de proposição ou de considerações deve obrigatoriamente apontar na introdução o problema que necessita da adoção da medida ou do ato proposto. No desenrolar do texto, as justificativas da requisição devem ser expostas com a conclusão, apontando qual a medida ou o ato normativo deve ser editado para solucionar o problema.
Voltando...
ERRADO, Erros possíveis, primeiro que a Exposição de Motivos exige um caráter bastante formal, como objetividade e a clareza e segundo que é entendimento do Manual de Redação da Presidência da República que é objetivo o texto escrito apenas com as palavras essenciais à compreensão da mensagem pelo receptor, sem prolixidade (aquele que é demasiadamente longo e demorado para explicar algo). A redação oficial deve ser direta e sem rodeios.
prolixo
demasiadamente longo, extenso ou demorado enfadonho, fastidioso que usa mais palavras e frases do que o necessário estilo prolixo, pessoa prolixa muito longo discurso prolixoA banca tá de sacanagem??? kkkkkk
" em regra" ?? NÃO. Sempre deve ser redigida de forma clara e objetiva e sem prolixidade.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo