Um paciente de trinta e três anos de idade, portador de doe...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1374388 Medicina

Um paciente de trinta e três anos de idade, portador de doença renal crônica (DRC), decorrente de uma glomerulonefrite esclerosante focal (GESF), e hipertensão arterial, em uso de inibidor de enzima de conversão (IECA), entrara, havia seis meses, em programa de diálise crônica, permanecendo em esquema de hemodiálise três vezes por semana, com sessões de duração de quatro horas e acesso por fístula arteriovenosa em MSE. Os últimos exames realizados pelo paciente apresentaram os seguintes resultados: ferritina sérica = 150 ng/dL; saturação de transferrina = 15%; hemoglobina sérica = 9,0 g/dL.

Com base no caso clínico apresentado, julgue o item a seguir.


O uso de inibidor de enzima de conversão da angiotensina é um dos fatores que pode ter contribuído para o quadro de anemia

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A afirmação está incorreta. O uso de inibidor de enzima de conversão (IECA) não é um fator que pode ter contribuído para o quadro de anemia apresentado pelo paciente com doença renal crônica e hipertensão arterial, em uso de hemodiálise. Na verdade, a anemia é uma complicação comum em pacientes com DRC, devido à redução da produção de eritropoietina pelos rins. Além disso, a ferritina sérica e a saturação de transferrina baixas são indicadores de deficiência de ferro, que pode ser causada pela perda de sangue durante as sessões de hemodiálise. Portanto, o tratamento da anemia em pacientes com DRC geralmente envolve a administração de suplementos de ferro e eritropoietina, e não a suspensão do IECA.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo