A charge mostra um posicionamento do chargista contrário à ...
A charge a seguir refere-se à questão.
(http://www.chargeonline.com.br/php/charges/AUTO_alecrim.jpg)
Assinale a opção que indica o componente da charge que não colabora para a expressão desse posicionamento.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Meu raciocínio foi o seguinte: como o enunciado nos informa que o posicionamento do chargista é o de ser contrário à redução da maioridade penal e deveríamos ver o que não colabora para este posicionamento, devemos pensar que aquilo que não é justo está a favor do chargista, ao passo que aquilo que não se adequar a este pensamento será a resposta.
Portanto temos:a) A desproporção de tamanho entre o policial e o menino --> Isso não é justo, logo está a favor do chargista.Letras b, c e d --> mesmo raciocínio exemplificado
Letra E --> não tem nada a ver, ou seja, não nos leva a raciocinar se é algo justo ou injusto, afinal é apenas um título.Enfim, não sei se é o melhor caminho, mas foi o que pensei e deu certo!
Força, foco e fé!
Avante!
As opiniões são diversas a respeito do tema. Então o autor faz o leitor refletir primeiro e depois apresenta componentes (A, B, C, D) para dar seu posicionamento.
Concordo com o amigo Jefferson. Acertei a questão por esta maneira, pois as letras, A, B, C e D são formas que o chargista utilizou para chamar a atenção de q ele não é a favor da maioridade penal, tendo em vista a proporção da situação.
A reticência na charge, ao meu ver, mostra uma continuidade de MAIORIDADE PENAL, ou seja, mostra que o autor irá escrever algo após isso e consequentemente , a charge.
omo utilizar
Reticências ( ... )? As reticências interrompem a frase, marcando uma pausa longa, com entoação descendente.
1) Para indicar uma hesitação, uma incerteza ou mesmo um prolongamento da idéia:
Exemplo: "Há um roer ali perto... Que é que estarão comendo?" (Dionélio Machado)
2) Para sugerir ironia ou malícia:
Exemplo: "— Se ele até deixou a mulher que tinha, Sinhô. É um fato. Estou bem informado... — e ria para
João Magalhães, lembrando Margot." (Jorge Amado).
No caso, da questão, percebe-se que o enunciado diz: O chargista se posiciona contrário A MAIORIDADE PENAL!! A LETRA E É BASTANTE SUBJETIVO PORQUE CADA LEITOR VAI TER O SEU POSICIONAMENTO DIFERENTE DELE, QUE NO CASO SERIA A FAVOR DA MAIORIDADE PENAL, E NÃO CONTRÁRIO..
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo