Cabe ao médico recomendar ao paciente a diminuição da inges...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1374390 Medicina

Um paciente de sessenta e dois anos de idade, tabagista de um maço de cigarros ao dia, compareceu à consulta médica ambulatorial por insistência da esposa, que relatou ao médico que seu marido não obedece às orientações para o tratamento de hipertensão, que permanece mal controlada, e que nem ao menos vai com frequência ao ambulatório para acompanhamento do seu quadro clínico. Ao exame físico, os valores de pressão arterial aferidos variaram de 160 mmHg × 170 mmHg (sistólica) a 100 mmHg × 110 mmHg (diastólica). Os exames laboratoriais colhidos na última semana apresentaram creatinina sérica = 2,2 mg%; taxa de filtração glomerular estimada pela fórmula CKD-EPI = 42 mL/min/1,73 m2 . O resultado do lipidograma indicou hipercolesterolemia com LDL aumentado; triglicerídeos = 230 mg/dL; HDL < 30 mg/dL. Em uma amostra de urina a relação albumina/creatinina (RAC) foi de 100 mg/g. Foram evidenciados, ainda, os seguintes resultados: PTH = 180 pg/mL; fósforo sérico = 5,6 mg/dL.


Considerando esse caso clínico, julgue o item que se segue.

Cabe ao médico recomendar ao paciente a diminuição da ingestão de sódio (menor que 2 g/dia) e contra indicar o uso de inibidor de enzima de conversão de angiotensina (IECA) ou de bloqueador do receptor de angiotensina (BRA).
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A assertiva está errada. Embora a recomendação para diminuir a ingestão de sódio (menos de 2 g/dia) seja apropriada para o controle da hipertensão, a contra-indicação do uso de um inibidor da enzima de conversão de angiotensina (IECA) ou de um bloqueador do receptor de angiotensina (BRA) não é correta. Na verdade, esses medicamentos são importantes no tratamento de pacientes com hipertensão e doença renal, como é o caso apresentado. Eles ajudam a controlar a pressão arterial e também a proteger os rins, retardando a progressão da doença renal. Portanto, a despeito do comportamento do paciente, o médico deve recomendar a continuação ou início do uso desses medicamentos, ajustando a dose conforme necessário. A decisão de usar ou evitar esses medicamentos deve ser baseada em cada caso individual, considerando os riscos e benefícios e a presença de eventuais contraindicações.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo