A transfusão de sangue é considerada um recurso terapêutico...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2318825 Biomedicina - Análises Clínicas
A transfusão de sangue é considerada um recurso terapêutico frequentemente utilizado durante o tratamento de diversas doenças como nas neoplasias, e em várias situações como emergências e cirurgias de grande porte. Por esse motivo, a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que o fornecimento de sangue seguro e adequado seja parte da política e infraestrutura de saúde de todos os países. Considerando o disposto na Portaria nº 158, de 4 de fevereiro de 2016 sobre os exames de qualificação no sangue do doador, analise as afirmativas a seguir:

I. O serviço de hemoterapia realizará os seguintes exames imuno-hematológicos para qualificação do sangue do doador, com o intuito de garantir a eficácia terapêutica e a segurança da futura doação: tipagem ABO; tipagem RhD e pesquisa de anticorpos antieritrocitários irregulares.

II. O registro de uma tipagem ABO e RhD prévia de um doador serve para a identificação das unidades de sangue posteriormente doadas pelo mesmo doador.

III. É obrigatória a realização de exames laboratoriais de alta sensibilidade a cada doação, para detecção de marcadores para as seguintes infecções transmissíveis pelo sangue: sífilis; Doença de Chagas; hepatite C; hepatite E; AIDS e HTLV I/II.

IV. É obrigatória a pesquisa de hemoglobina S nos doadores de sangue, pelo menos, na primeira doação. E para os componentes eritrocitários de doadores com pesquisa de hemoglobina S positiva, esta informação deverá ser contida no rótulo da bolsa, sem necessidade de descarte dos mesmos.

Assinale a alternativa correta:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A questão em análise trata dos procedimentos e exames obrigatórios para a qualificação do sangue doado, conforme estabelecido pela Portaria nº 158, de 4 de fevereiro de 2016. Ao examinar as afirmativas apresentadas: I. Esta afirmativa está correta. De acordo com a portaria, é necessário que o serviço de hemoterapia realize os exames imuno-hematológicos especificados - tipagem ABO, tipagem RhD e pesquisa de anticorpos antieritrocitários irregulares - para garantir a segurança e a eficácia terapêutica do sangue doado. II. Esta afirmativa não está correta. A portaria mencionada não estabelece que o registro de uma tipagem ABO e RhD prévia serve para a identificação das unidades de sangue posteriormente doadas pelo mesmo doador. Cada doação precisa passar por um novo processo de qualificação. III. Esta afirmativa não está correta. Embora seja obrigatória a realização de exames laboratoriais de alta sensibilidade para detecção de marcadores de infecções transmissíveis pelo sangue, a hepatite E não está inclusa na lista da portaria citada. IV. Esta afirmativa está correta. A pesquisa de hemoglobina S é obrigatória pelo menos na primeira doação, e, se positiva, a informação deve constar no rótulo da bolsa de sangue, sem que haja necessidade de descarte da mesma. Portanto, a alternativa correta é a E, que indica que apenas as afirmativas I e IV estão corretas. As demais informações, como a inclusão da hepatite E nos exames obrigatórios e o uso da tipagem ABO e RhD prévia para identificação das unidades de sangue doadas, não estão conformes com os requisitos da portaria mencionada.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo