Após o ciclo do ouro, Goiás entrou em um período muito espe...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Letra C (pecuária extensiva), a agricultura era só pra subsistência.
GAB: C
A crise do ouro fez com que Goiás regredisse a uma economia de subsistência com a agricultura e a pecuária (extensiva). Como medidas salvadoras, o Príncipe Regente - D. João, tendo em vista seus objetivos mercantilistas passou a incentivar a agricultura, a pecuária, o comércio e a navegação dos rios.
- Foi concebida a isenção dos dízimos por espaço de tempo de dez anos aos lavradores que nas margens dos rios Tocantins, Araguaia e Maranhão fundassem estabelecimentos agrícolas.
- Houve ênfase a catequese e a civilização do gentio com interesse em aproveitar a mão-de-obra dos índios na agricultura.
- Criação dos presídios às margens dos rios com os seguintes objetivos: proteger o comércio, auxiliar a navegação e aproveitar o trabalho dos nativos para cultivar a terra.
- Houve a estimulação da navegação nos rios Araguaia e Tocantins.
O avanço da pecuária extensiva, voltada para o mercado do Sudeste, contribuiu para a rápida ocupação do sul de Goiás que passou a concentrar mais da metade da população da província em 1872. A montagem dessa pecuária mercantil goiana, foi promovida pelo deslocamento de capitais (oriundos do café) e famílias de Minas e São Paulo, desde o início do século XIX, com a ocupação territorial por grandes unidades pecuaristas (coronéis).
Fonte: Apostila Tese Concursos/meus resumos.
Pecuária Intensiva - maior número de gado em MENOR área - EX: Confinamentos
Pecuária Extensiva- criação do gado em grandes áreas, gado SOLTO nas pastagens.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo