Um homem de 32 anos dirigiu-se ao Hemocentro de sua cidade ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2318830 Biomedicina - Análises Clínicas
Um homem de 32 anos dirigiu-se ao Hemocentro de sua cidade com o intuito de realizar uma doação de sangue. Durante a triagem clínica o mesmo informa à profissional triadora que já teve leishmaniose visceral e que realizou todo o tratamento. Sabendo que reconhecidamente existem fatores impeditivos a doação de sangue, que podem ser de caráter temporário ou definitivo, é de suma importância à identificação destes fatores através da triagem clínica, momento em que são verificados os antecedentes patológicos do doador, levando em consideração as doenças e informações que impedem temporária ou permanentemente a doação de sangue.

Com base no enunciado acima e em seus conhecimentos sobre as causas de inaptidão temporária e/ou definitiva para doação de sangue descritas na Portaria nº 158, de 4 de fevereiro de 2016; quem teve leishmaniose visceral:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A alternativa E é a resposta correta pois, segundo a Portaria nº 158, de 4 de fevereiro de 2016, pessoas que tiveram leishmaniose visceral são consideradas inaptas definitivamente para doação de sangue. Isso se deve ao risco de transmissão da doença através do sangue para o receptor. A leishmaniose é uma doença infecciosa grave, causada por protozoários do gênero Leishmania, que são transmitidos aos seres humanos pela picada de mosquitos infectados. Mesmo após o tratamento, a possibilidade de persistência do parasita no organismo do indivíduo pode existir, e isso representa um risco significativo à saúde do receptor do sangue. Portanto, para garantir a segurança do processo de transfusão e proteger os receptores de possíveis complicações, a legislação brasileira estabelece que indivíduos com histórico de leishmaniose visceral são permanentemente inaptos para doar sangue.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo