O caixa é importante porque representa poder de compra, que ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2448029 Contabilidade Geral
O caixa é importante porque representa poder de compra, que pode ser transferido facilmente em uma economia de troca, a qualquer indivíduo ou organização para satisfação de suas necessidades específicas por bens e serviços desejados e disponíveis, sendo as informações sobre fluxo de caixa relevantes, pois permitem que os investidores e credores projetem a capacidade financeira que a empresa terá, além de auxiliar na determinação da liquidez e solvência dela (HENDRIKSEN E BREDA, 1999). Considerando o disposto, assinale a afirmativa correta. 
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Alguém poderia comentar?

Prezado, acredito que os erros das demais alternativas sejam estes:

Alternativa A - o termo "caixa" vai além dos recursos disponíveis na organização. Por exemplo: o dinheiro depositado em uma poupança num banco não está fisicamente na entidade, mas é de uso imediato.

Alternativa B - o erro está na parte que fala que o fluxo de caixa "tem por objetivo gerar informações sobre as saídas de caixa". Na verdade, o fluxo de caixa é utilizado para demonstrar saídas e entradas de caixa.

Alternativa C - o erro nesse caso deve ser ao afirmar que o fluxo de caixa possibilita a análise da capacidade em efetuar novos investimentos. Eu acho que a capacidade de investimentos não pode ser inferida por um fluxo de caixa. Este só evidencia a entrada e a saída de recursos, ou seja, a capacidade de pagamento e a disponibilidade de caixa. Para fazer uma análise mais relevante sobre a capacidade de investimento de uma entidade, seria preciso verificar outras demonstrações contábeis, como balanço patrimonial, DRE, etc.

Sobre a letra C - CPC 03(R2), Item 13. O montante dos fluxos de caixa advindos das atividades operacionais é um indicador chave da extensão pela qual as operações da entidade têm gerado suficientes fluxos de caixa para amortizar empréstimos, manter a capacidade operacional da entidade, pagar dividendos e juros sobre o capital próprio e fazer novos investimentos sem recorrer a fontes externas de financiamento.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo