Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q221324 Português
Atenção: As questões de números 1 a 4 referem-se ao texto abaixo.

Imagem 001.jpg

No texto, o autor
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Olá pessoal!! 
A FCC pode significar Fundação Copia e Cola na parte de Direito, mas não no portguês, principalmente em interpretação de texto; isso é uma bomba.
Respota: letra "D" de dragão!
Primeira parte da assertiva: "está interessado em caracterizar o pensamento brasileiro no que se refere ao exame das relações entre “centro” e “periferia”..."----- Olhem o comecinho do texto: "A discussão sobre centro e periferia NO PENSAMENTO BRASILEIRO vincula-se...".... Perceberam? Pois é.
Segunda parte da assertiva: "...o que não o dispensou de citar linhas interpretativas do tema que se aproximam desse pensamento e as restrições que faz a elas."------ Ele falou, logo depois, o seguinte: "...O primeiro locus importante onde se procura INTERPRETAR a relação entre esses dois conceitos...".
Se alguém puder justificar melhor o porquê da letra "D" como nossa resposta, eu agradeço!

Abraço, gente
.
LETRA D. 
está interessado em caracterizar o pensamento brasileiro no que se refere ao exame das relações entre “centro” e “periferia”, 
"A discussão sobre “centro” e “periferia” no pensamento brasileiro..."  (linha 1)
" O primeiro  locus  importante onde se procura interpretar a relação  entre esses dois polos é a Comissão Econômica para a  
América Latina (CEPAL), criada pouco depois da Segunda  Guerra Mundial, em 1947" (linha 3)

o que não o dispensou de citar linhas interpretativas do tema que se aproximam desse pensamento"
"É possível encontrar antecedentes a esse tipo de análise na teoria do imperialismo..." (linha 8)
"Também certos latino-americanos,  (...), haviam chamado a atenção para a  vinculaçãodesde a colônia, da sua região com o  capitalismo mundial" (linha 15)
"Já no segundo pós-guerra, ganha impulso uma linha de reflexão que sublinha a diferença entre centro e  periferia, ao mesmo tempo que enfatiza a ligação entre os  dois polos"  (linha 21)


e as restrições que faz a elas. 
"No entanto, a elaboração anterior à CEPAL preocupava-se principalmente  com os países capitalistas avançados, interessando-se pelos países “atrasados” na medida em que desenvolvimentos ocorridos neles repercutissem para além  deles." (linha 9)
"Não chegaram, contudo, a desenvolver tal percepção de maneira mais sistemática." (linha 19)
"Na verdade, a maior parte das teorias sociais,  econômicas e políticas, apesar de terem sido elaboradas  de forma ligada às condições particulares dos países  desenvolvidos do Atlântico Norte, as tomava como tendo  validade universal" (linha 24)
"Assim, o marxismo, a teoria da  modernização e a economia neoclássica tendiam a considerar que os mesmos caminhos seguidos pelas sociedades em que foram formulados teriam que ser  trilhados pelo resto do mundo, “atrasado”" (linha 28)
CERTAS INTERPRETAÇÕES DE TEXTO DAS PROVAS DA FCC EXIGEM MUITA ATENÇÃO, NEM UM POUCO DE PRESSA NA HORA DE MARCAR E MUITA SORTE PARA ADIVINHAR O QUE A BANCA ENTENDEU.

PARA MIM ELE HISTORIOU SOBRE CENTRO E PERIFERIA, APESAR DE TER INTRODUZIDO O TEXTO COM A DISCUSSÃO DO TEMA NO PENSAMENTO BRASILEIRO.
CONTUDO, REALMENTE A E) ESTAVA ERRADA POR FALAR EM CRONOLOGICAMENTE E SOMENTE NO PENSAMENTO LATINO-AMERICANO. A ORDEM CRONOLÓGICA NÃO É OBEDECIDA, VISTO QUE O AUTOR RETORNA AO IMPERIALISMO E NO ÚLTIMO PARÁGRAFO FALA SOBRE O PENSAMENTO EUROPEU A RESPEITO DO TEMA.
UMA DICA QUE PODE JUSTIFICAR A ALTERNATVA D) É O NOME DO LIVRO DE ONDE FOI RETIRADO O TEXTO.
"AGENDA BRASILEIRA: temas de uma sociedade em mudança."
NO ENTANTO, ENTENDO QUE O TEXTO NÃO DEIXA TRANSPARECER QUE O AUTOR ESTÁ INTERESSADO EM CARACTERIZAR O PENSAMENTO BRASILEIRO, O QUAL ELE NEM CLASSIFICA, APENAS DIZ, NO INÍCIO, QUE ELE SE SITUA NUM CONTEXTO LATINO-AMERICANO.
O QUE TRANSPARECE NO TEXTO É A VONTADE DO AUTOR DE EXPLICAR COMO É, HISTORICAMENTE, A RELAÇÃO CENTRO PERIFERIA.
Rapaz... Ainda não sei como consegui acertar esta questão...

COMO ESTES CONCURSEIROS ESTÃO BEM PREPARADOS! COMO TENHO APRENDIDO COM VCS! 69

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo