No texto, o autor
![Imagem 001.jpg](https://s3.amazonaws.com/qcon-assets-production/images/provas/25667/Imagem 001.jpg)
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A FCC pode significar Fundação Copia e Cola na parte de Direito, mas não no portguês, principalmente em interpretação de texto; isso é uma bomba.
Respota: letra "D" de dragão!
Primeira parte da assertiva: "está interessado em caracterizar o pensamento brasileiro no que se refere ao exame das relações entre “centro” e “periferia”..."----- Olhem o comecinho do texto: "A discussão sobre centro e periferia NO PENSAMENTO BRASILEIRO vincula-se...".... Perceberam? Pois é.
Segunda parte da assertiva: "...o que não o dispensou de citar linhas interpretativas do tema que se aproximam desse pensamento e as restrições que faz a elas."------ Ele falou, logo depois, o seguinte: "...O primeiro locus importante onde se procura INTERPRETAR a relação entre esses dois conceitos...".
Se alguém puder justificar melhor o porquê da letra "D" como nossa resposta, eu agradeço!
Abraço, gente.
"A discussão sobre “centro” e “periferia” no pensamento brasileiro..." (linha 1)
" O primeiro locus importante onde se procura interpretar a relação entre esses dois polos é a Comissão Econômica para a América Latina (CEPAL), criada pouco depois da Segunda Guerra Mundial, em 1947" (linha 3)
o que não o dispensou de citar linhas interpretativas do tema que se aproximam desse pensamento"
"É possível encontrar antecedentes a esse tipo de análise na teoria do imperialismo..." (linha 8)
"Também certos latino-americanos, (...), haviam chamado a atenção para a vinculação, desde a colônia, da sua região com o capitalismo mundial" (linha 15)
"Já no segundo pós-guerra, ganha impulso uma linha de reflexão que sublinha a diferença entre centro e periferia, ao mesmo tempo que enfatiza a ligação entre os dois polos" (linha 21)
e as restrições que faz a elas.
"Não chegaram, contudo, a desenvolver tal percepção de maneira mais sistemática." (linha 19)
"Na verdade, a maior parte das teorias sociais, econômicas e políticas, apesar de terem sido elaboradas de forma ligada às condições particulares dos países desenvolvidos do Atlântico Norte, as tomava como tendo validade universal" (linha 24)
"Assim, o marxismo, a teoria da modernização e a economia neoclássica tendiam a considerar que os mesmos caminhos seguidos pelas sociedades em que foram formulados teriam que ser trilhados pelo resto do mundo, “atrasado”" (linha 28)
PARA MIM ELE HISTORIOU SOBRE CENTRO E PERIFERIA, APESAR DE TER INTRODUZIDO O TEXTO COM A DISCUSSÃO DO TEMA NO PENSAMENTO BRASILEIRO.
CONTUDO, REALMENTE A E) ESTAVA ERRADA POR FALAR EM CRONOLOGICAMENTE E SOMENTE NO PENSAMENTO LATINO-AMERICANO. A ORDEM CRONOLÓGICA NÃO É OBEDECIDA, VISTO QUE O AUTOR RETORNA AO IMPERIALISMO E NO ÚLTIMO PARÁGRAFO FALA SOBRE O PENSAMENTO EUROPEU A RESPEITO DO TEMA.
UMA DICA QUE PODE JUSTIFICAR A ALTERNATVA D) É O NOME DO LIVRO DE ONDE FOI RETIRADO O TEXTO.
"AGENDA BRASILEIRA: temas de uma sociedade em mudança."
NO ENTANTO, ENTENDO QUE O TEXTO NÃO DEIXA TRANSPARECER QUE O AUTOR ESTÁ INTERESSADO EM CARACTERIZAR O PENSAMENTO BRASILEIRO, O QUAL ELE NEM CLASSIFICA, APENAS DIZ, NO INÍCIO, QUE ELE SE SITUA NUM CONTEXTO LATINO-AMERICANO.
O QUE TRANSPARECE NO TEXTO É A VONTADE DO AUTOR DE EXPLICAR COMO É, HISTORICAMENTE, A RELAÇÃO CENTRO PERIFERIA.
COMO ESTES CONCURSEIROS ESTÃO BEM PREPARADOS! COMO TENHO APRENDIDO COM VCS! 69
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo