Qual é a importância da avaliação do estado de hidratação ...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A) Incorreta- A alternativa propõe: Não é relevante para o tratamento de queimaduras, estando incorreta, A hidratação adequada é crucial na recuperação de pacientes queimados, pois as queimaduras provocam perda significativa de líquidos e eletrólitos.
B) Incorreta- A alternativa propõe: Para administrar menos fluidos intravenosos possível, estando incorreta, Conforme Protocolo de cuidados de enfermagem ao paciente queimado na emergência: Revisão integrativa da literatura, destaca-se a necessidade da avaliação dos sinais de choque hipovolêmico, e intervir de forma imediata com reposição de líquidos e eletrólitos, conforme indicação terapêutica adotada pelo médico.
C) Correta- Destaca-se a necessidade da avaliação dos sinais de choque hipovolêmico, e intervir de forma imediata com reposição de líquidos e eletrólitos, conforme indicação terapêutica adotada pelo médico. Para os pacientes pequenos queimados, a oferta de alimentos deve ocorrer nas primeiras horas, para médios e grandes queimados a nutrição enteral deve ser iniciada nas primeiras 48 a 72 horas, em posicionamento gástrico/enteral, mediante a utilização de Bomba de Infusão Contínua. Ressalta-se que a infusão contínua de alimentos mantém a motilidade gastrointestinal e a integridade da mucosa, minimizando a estase e a translocação bacteriana. A oferta da dieta deve ser rigorosamente avaliada pelo enfermeiro. Registrar e comunicar o volume, frequência e características da micção espontânea, realizar o cateterismo vesical e controle do débito urinário a cada hora para avaliar resposta à hidratação venosa nas primeiras 24 horas, bem como para avaliação da função renal, dentre outros cuidados.
D) Incorreta- A alternativa propõe: Para incentivar a desidratação do paciente, estando incorreta, a queimadura interrompe a continuidade da pele, destruindo a primeira barreira do corpo contra agentes infecciosos, além de alterar a homeostase hidroeletrolítica, controle da temperatura interna, flexibilidade e lubrificação da superfície corporal, que são funções exercidas pela pele. Portanto, a magnitude do comprometimento dessas funções depende da extensão e profundidade da queimadura. Conforme Protocolo de cuidados de enfermagem ao paciente queimado na emergência: Revisão integrativa da literatura, destaca-se a necessidade da avaliação dos sinais de choque hipovolêmico, e intervir de forma imediata com reposição de líquidos e eletrólitos, conforme indicação terapêutica adotada pelo médico.
Gabarito da Banca: Letra D
Gabarito do Professor: Letra C
Protocolo de cuidados de enfermagem ao paciente queimado na emergência: Revisão integrativa da literatura. Secundo CO, Silva CCM, Feliszyn RS. Protocolo de cuidados de enfermagem ao paciente queimado na emergência: Revisão integrativa da literatura. Rev Bras Queimaduras2019;18(1):39-46
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Após uma queimadura, incentivar a desidratação do paciente pode desempenhar um papel crucial no tratamento. Essa abordagem visa atenuar o edema resultante da lesão, reduzir a pressão nos tecidos circundantes e potencialmente evitar danos adicionais. Além disso, ao controlar a pressão intravascular, busca-se garantir uma perfusão adequada dos órgãos vitais, prevenindo complicações como o choque hipovolêmico. A desidratação também pode contribuir para a redução da inflamação local, um aspecto importante na resposta do corpo às queimaduras. Para isso, existe a regra de Parkland, onde e realizado um calculo para saber a quantidade ideal de liquido a ser ofertado.
Sendo :
Para mais de 14 anos
2 ml x porcentagem da superfície corpórea queimada x Peso em kg
Para menos de 14 anos
3 ml x porcentagem da superfície corpórea queimada x Peso em kg
Para queimaduras elétricas
$ ml x porcentagem da superfície corpórea queimada x Peso em kg
Gabarito errado, segue resposta da banca fundatec
(A) Não é relevante para o tratamento de queimaduras: Essa afirmação está incorreta. A hidrataçãoadequada é fundamental para a recuperação do paciente queimado, pois as queimaduras causam perda significativa de líquidos e eletrólitos.
- (B) Para administrar menos fluidos intravenosos possível: Essa opção também está incorreta. O objetivo não é administrar menos fluidos, mas sim fornecer a quantidade necessária para manter a hidratação adequada.
- (C) Para administrar fluidos intravenosos conforme necessário: Essa é a resposta correta. A avaliação contínua do estado de hidratação permite ajustar a reposição volêmica de acordo com as necessidades individuais do paciente. Isso ajuda a evitar a desidratação ou a super-hidratação.
(D) Para incentivar a desidratação do paciente: Essa afirmação está incorreta. O objetivo não é incentivar a desidratação, mas sim manter o paciente adequadamente hidratado para promover
a cicatrização e prevenir complicações.
Fonte: https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&opi=89978449&url=https://www.funatec.org.br/files/2024/03/22/03-respostas-aos-recursos-1711076545.pdf&ved=2ahUKEwjf8ZvOksWGAxWJr5UCHY0rCZUQFnoECCIQAQ&usg=AOvVaw1b78zROoFYZdsaoD-xre_3
GABARITO ERRADO
Penso que seja incentivar a hidrataçao do paciente.
Cabe recurso essa questão.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo