Com base no texto 'EDUCAÇÃO CRÍTICA', leia as afirmativas a ...
EDUCAÇÃO CRÍTICA
A educação crítica é orientada para a tomada de decisões e para o exercício da prática de uma responsabilidade social e política. Modificando-se assim, a própria relação entre o professor e o aluno, a qual é marcada pelo pressuposto básico que Paulo Freire estabelece para esta relação, a saber, a prática do diálogo enquanto dimensão essencial no trabalho de compreensão da realidade a partir das experiências do sujeito ensinante, assim como do sujeito aprendente.
Portanto, a comunicação entre o educador e o educando, na partilha de suas experiências pelo diálogo, abre caminhos para uma participação responsável. O diálogo implica reconhecimento do outro, através do respeito a sua dignidade, o que só é possível entre pessoas, e o qual se fundamenta na democracia.
Paulo Freire traz para a escola o princípio da relação professoraluno. Muitas vezes, como em nossa vida social, tem se apresentado também, envolvida pelo autoritarismo, a ausência do diálogo, exigindo de todos, a aprendizagem da democracia, através da dialogação entre alunos, pais e professores, transformando a vida escolar em assunto de todos os envolvidos, assim como a vida política é assunto de toda a sociedade.
Para tanto, Paulo Freire propõe uma educação transformadora, uma educação para a democracia pela participação de todos, calcada no homem livre, racional, capaz de promover mudanças através do consenso entre grupos e classes sociais, por meio de reformas histórico-culturais, ou seja, no pensar a realidade do trabalho humano como uma obra de cultura, um ato cultural.
Assim, compreender a cultura como processo histórico pelo qual o homem se relaciona com o mundo transformando-o com os outros homens, reconhecendo e transformando a natureza e a si próprios. Representando a somatória de toda a experiência, criação e recriação ligada ao homem no seu espaço de hoje e na sua vivência de ontem, configurando-se como a real manifestação do homem sobre e com o mundo. Portanto, compreendendo que a cultura é tudo o que é criado pelo homem.
Desta forma, é relevante considerar o homem inserido na cultura por ele constituída, compreendendo as relações que se estabelecem na escola. Em que o professor perceba que cada indivíduo, deve despertar para a consciência de sentido do seu existir, devendo a ele o respeito com a necessária competência e compromisso pedagógico, o que deve servir de referência na organização e valoração do quefazer escolar. Perceber a existência de duas culturas, a do educando e a do educador, numa sociedade competitiva e de contradições.
Adaptado. Fonte: http://bit.ly/2SuTsfD.
Com base no texto 'EDUCAÇÃO CRÍTICA', leia as afirmativas a seguir:
I. Paulo Freire propõe uma educação calcada no homem capaz de promover mudanças por meio de atos culturais e movimentos artísticos, afirma o texto.
II. O diálogo entre o educador e o educando implica reconhecimento do outro, através do respeito à sua dignidade, o que só é possível entre pessoas, e que se fundamenta na democracia, afirma o texto.
Marque a alternativa CORRETA: