A avaliação quantitativa do volume de fluido extracelular (F...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1374418 Medicina

A avaliação quantitativa do volume de fluido extracelular (FEC) é sempre desafiante na prática clínica nefrológica. Os distúrbios de volume do FEC são o resultado de alterações na concentração de sódio, enquanto os distúrbios da concentração de sódio são produtos das alterações no balanço hídrico. A respeito da relação sódio/balanço hídrico, julgue o item que se segue.


Em situações de hipovolemia, sensores presentes no aparelho justaglomerular desencadeiam a ativação do sistema renina-angiotensina-aldosterona, o que resulta na redução da taxa de filtração renal e no aumento da concentração do sódio urinário.

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O texto apresentado contém uma informação equivocada. Em situações de hipovolemia, o sistema renina-angiotensina-aldosterona é ativado para aumentar a taxa de filtração renal e reabsorver mais sódio, a fim de aumentar o volume de líquido circulante e, assim, corrigir a hipovolemia. Além disso, a afirmação de que a redução da taxa de filtração renal leva ao aumento da concentração de sódio urinário está incorreta, pois, na hipovolemia, a reabsorção de sódio pelos túbulos renais é aumentada, resultando em menor excreção de sódio na urina e, portanto, maior concentração de sódio na urina. Portanto, a afirmação no texto, de que o sistema renina-angiotensina-aldosterona resulta na redução da taxa de filtração renal e no aumento da concentração do sódio urinário em situações de hipovolemia, está incorreta.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo