Segundo as Portarias PRT n.º 344/1998 e PRT n.º 453/1998 da ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2023 Banca: Quadrix Órgão: CRO-PB Prova: Quadrix - 2023 - CRO-PB - Fiscal |
Q2135053 Farmácia

Segundo as Portarias PRT n.º 344/1998 e PRT n.º 453/1998 da Anvisa, julgue o item. 


O serviço de radiodiagnóstico não pode funcionar sem estar, devidamente, licenciado pela autoridade sanitária local.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão requisita atos normativos (Portaria 344/1998 e Portaria 453/1998), mais especificamente a Portaria 453/1998, a qual aprova o Regulamento Técnico que estabelece as diretrizes básicas de proteção radiológica em radiodiagnóstico médico e odontológico, dispõe sobre o uso dos raios-x diagnósticos em todo território nacional e dá outras providências. 


Solicita julgar o item a seguir.


“O serviço de radiodiagnóstico não pode funcionar sem estar, devidamente, licenciado pela autoridade sanitária local."



Acerca dos requisitos operacionais trazidos pela Portaria 453/1998, é normatizado que, de fato:


“3.4 Nenhum serviço de radiodiagnóstico pode funcionar sem estar devidamente licenciado pela autoridade sanitária local."


Por este dispositivo, constatamos que a assertiva está correta.


De modo complementar, cabe estabelecer a definição de licença e licenciamento, segundo o mesmo ato normativo:


Licença - Documento no qual a autoridade sanitária autoriza o requerente a executar determinada prática sob condições estabelecidas em leis e regulamentos, bem como condições especificadas na própria Licença."


Licenciamento - Operação administrativa de autorização para execução de uma prática onde a pessoa jurídica responsável pela mesma comprova e se submete a avaliação dos requisitos estabelecidos pela autoridade sanitária."



Além disso, a Portaria 453/1998 reitera que:


“Art. 3º Compete aos órgãos de Vigilância Sanitária dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios o licenciamento dos estabelecimentos que empregam os raios-x diagnósticos, assim como a fiscalização do cumprimento deste Regulamento, sem prejuízo da observância de outros regulamentos federais, estaduais e municipais supletivos sobre a matéria."



Portanto, o item está certo. Nenhum serviço de radiodiagnóstico pode funcionar sem estar devidamente licenciado pela autoridade sanitária local. Em outras palavras, portanto, o serviço de radiodiagnóstico não pode funcionar sem estar, devidamente, licenciado pela autoridade sanitária local.



GABARITO DO PROFESSOR: CERTO.

GABARITO DA BANCA: CERTO.



REFERÊNCIA


PORTARIA FEDERAL N° 453, DE 1 DE JUNHO DE 1998. Aprova o Regulamento Técnico que estabelece as diretrizes básicas de proteção radiológica em radiodiagnóstico médico e odontológico, dispõe sobre o uso dos raios-x diagnósticos em todo território nacional e dá outras providências. 

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo