A presença de células engodo, ou Decoy Cells, no sedimento ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1374421 Medicina
Na propedêutica das doenças do trato urinário, é imperiosa a avaliação do sedimento urinário (EAS ou Urina tipo 1), uma ferramenta diagnóstica valiosa, não invasiva, na análise de alterações renais e trato urinário. Em relação ao EAS, julgue o item subsecutivo.
A presença de células engodo, ou Decoy Cells, no sedimento urinário de pacientes transplantados sugerem toxicidade celular pelo uso de tacrolimos e micofenolato de mofetila
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A afirmativa está errada. As células engodo, também conhecidas como Decoy Cells, são células renais ou uroepiteliais que sofreram alterações citopáticas induzidas pelo vírus BK ou JC. Elas são frequentemente encontradas no sedimento urinário de pacientes transplantados de rim, mas seu aparecimento não sugere toxicidade celular pelo uso de fármacos imunossupressores como tacrolimus ou micofenolato de mofetila. Ao invés disso, a presença de Decoy Cells alerta para a possibilidade de uma infecção pelo vírus BK ou JC, que pode levar à nefropatia e ao consequente comprometimento da função renal. Portanto, é uma indicação de um possível risco viral, não de toxicidade medicamentosa.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo