O sistema denominado kanban tem por objetivo controlar e bal...
seguem.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (9)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Kanban é uma palavra japonesa que significa literalmente registro ou placa visível.
Em Administração da produção significa um cartão de sinalização que controla os fluxos de produção ou transportes em uma indústria. O cartão pode ser substituído por outro sistema de sinalização, como luzes, caixas vazias e até locais vazios demarcados.
Coloca-se um Kanban em peças ou partes específicas de uma linha de produção, para indicar a entrega de uma determinada quantidade. Quando se esgotarem todas as peças, o mesmo aviso é levado ao seu ponto de partida, onde se converte num novo pedido para mais peças. Quando for recebido o cartão ou quando não há nenhuma peça na caixa ou no local definido, então deve-se movimentar, produzir ou solicitar a produção da peça.
O Kanban permite agilizar a entrega e a produção de peças. Pode ser empregado em indústrias montadoras, desde que o nível de produção não oscile em demasia. Os Kanbans físicos (cartões ou caixas) podem ser Kanbans de Produção ou Kanbans de Movimentação e transitam entre os locais de armazenagem e produção substituindo formulários e outras formas de solicitar peças, permitindo enfim que a produção se realize Just in time - metodologia desenvolvida e aperfeiçoada por Taiichi Ohno e Toyoda Sakichi conhecida como Sistema Toyota de Produção.
O sistema Kanban é uma das variantes mais conhecidas do JIT (Lopes dos Reis, 2008, p.191)
Fonte: Tio Wiki
Correto. O kanban é uma das técnicas do Just in time, mas não são sinônimos. Kanban em japonês significa cartão. Os cartões kanban são utilizados para sinalizar a necessidade de retirada dos materiais e sua conseqüente movimentação para o processo seguinte e, também, para informar a quantidade que aquele processo deve produzir. Assim, nenhum produto é feito sem que haja um cartão dando a ordem de produção e a quantidade de peças dos contêineres é exatamente aquela determinada no cartão. Utilizando-se da filosofia do Just in Time, o Kanban produz apenas as quantidades necessárias à alimentação da demanda.
Fonte: Administração de Materiais para Concursos - Carolina Teixeira - 1° ed.
KANBAN
Tecnologia de controle de fábrica pela qual as necessidades de entregas determinam os níveis de estoque no decorrer do processo. O kanban não empurra a produção - ele a puxa.
O kanban (cartão, em português) repousa em medidas do trabalho adequadas, melhorias na flutuação dos volumes, seqüências corretas (o processo subseqüente deve retirar no processo precedente os produtos necessários nas quantidades e momento necessários), engenharia de métodos e layout (o processo precedente deve produzir seus produtos nas quantidades requisitadas pelo processo subseqüente), gerenciamento de capacidades, monitoramento (produtos com defeito não devem ser passados para a frente) e controle de programas.
A palavra kanban significa “registro visual” e refere-se ao sistema de controle de manufatura desenvolvido e usado no Japão. O kanban, ou cartão, como é normalmente chamado, é um mecanismo pelo qual um posto de trabalho informa a sua necessidade de mais peças para a seção precedente. O tipo de sinal usado como kanban não é importante. Cartões, bolas coloridas, luzes e sistemas eletrônicos têm sido usados como sinais kanban. O único fato que separa o verdadeiro sistema kanban de outros sistemas de cartão, como as ordens de produção usados na maioria das empresas, é a incorporação do sistema de produção “puxada”.
Produção “puxada” refere-se a um sistema de demanda em que os produtos são produzidos somente de acordo com a demanda do setor que os usa.
Nota: O Dr. Armand V. Feigenbauen é o criador do termo “controle total de qualidade” e autor de um livro com o mesmo nome.
Nota: O termo “custos totais para baixo” pode ser relacionado ou derivado de outro termo japonês, gorika, que significa produção “racionalizada, livre de desperdícios, simplificada”.
Observação importante: O Just in Time é uma abordagem metodológica. O Kanban é uma ferramenta de controle de estoque inserida na "filosofia" Just in Time.
CERTO.
A utilização de um sistema Kanban permite um controle detalhado de produção com informações sobre quando, quanto e o que produzir.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo