Dentro do contexto de modelagem de um banco de dados relac...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1622512 Banco de Dados
Dentro do contexto de modelagem de um banco de dados relacional em formas normais, é correto afirmar que a técnica de desnormalização consiste em
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: E

A desnormalização é um processo utilizado em banco de dados relacional onde, intencionalmente, sacrifica-se alguma das regras de normalização. O objetivo é melhorar a performance do sistema em certas operações que podem se tornar onerosas em um modelo totalmente normalizado. A normalização é projetada para minimizar a redundância e dependências complexas, otimizando o modelo para transações que requerem consistência e integridade dos dados. No entanto, isso pode levar a várias junções entre tabelas, o que pode ser custoso em termos de tempo de consulta.

Por isso, a opção E está correta ao afirmar que, mediante desnormalização, sacrifica-se algumas regras normais em prol de consultas mais rápidas. Este processo pode incluir, por exemplo, a reintrodução de dados duplicados ou a reestruturação de tabelas para concentrar informações que geralmente são acessadas juntas, evitando junções frequentes ou complexas.

Essa técnica é comumente utilizada em situações onde o desempenho de certas consultas de leitura é crucial e pode justificar uma pequena redundância de dados para ganhos significativos em termos de tempo de resposta. Portanto, ao aplicar a desnormalização, deve-se realizar uma análise cuidadosa do trade-off entre a integridade dos dados e a eficiência necessária nas operações de consulta.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gab. Letra E

A desnormalização é uma técnica aplicada a bancos de dados relacionais com o objetivo de otimizar a performance de consultas que envolvem muitas tabelas.

GABARITO: LETRA E

GAB E

A desnormalização é o oposto da normalização. Vale consignar que aquela é irreversível.

"Desnormalização como Decisão de Projeto para Acelerar Consultas. O objetivo final durante a normalização (capítulos 10 e 11) é separar em tabelas os atributos logicamente relacionados para minimizar redundâncias e, desse modo, evitar as anomalias de atualização que levam a uma sobrecarga adicional de processamento para manter a consistência do banco de dados.

Esse objetivo às vezes é sacrificado em função de uma execução mais rápida de consultas e transações que ocorrem freqüentemente. O processo de armazenar o projeto lógico do banco de dados (o qual pode estar em FNBC ou 4FN) em uma forma normal mais fraca, digamos 2FN OU lFN, é chamado de desnormalização."

fonte: Sistema de banco de dados - Navathe

Na prática, desnormarlizar evita fazer vários joins, o que melhora a performance

Na prática, às vezes é necessário usar a redundância controlada para melhorar o desempenho das consultas.

Por exemplo, podemos armazenar Nome_aluno e Numero_disciplina redundantemente em um arquivo HISTORICO_ESCOLAR ,porque, sempre que recuperamos um registro de HISTORICO_ESCOLAR, queremos recuperar o nome do aluno e o número da disciplina juntamente com a nota, o número do aluno e o identificador de turma.

Colocando todos os dados juntos, não precisamos pesquisar vários arquivos para coletar esses dados. Isso é conhecido como desnormalização.

Navathe

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo