Julgue o item subsecutivo referente a saberes reconhecidos ...
Julgue o item subsecutivo referente a saberes reconhecidos pelo Ministério da Saúde associados à assistência a pacientes cirúrgicos.
A equipe de enfermagem pode providenciar assistência
religiosa ao paciente cirúrgico, independentemente de
solicitação feita por ele ou por sua família.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: errado (E)
Vamos entender melhor esta questão. Ela aborda a assistência religiosa a pacientes cirúrgicos no contexto de enfermagem. Segundo o Ministério da Saúde, e os princípios éticos e legais que regem a prática da enfermagem, a assistência religiosa é um direito do paciente. No entanto, deve ser providenciada mediante solicitação do próprio paciente ou de seus familiares.
Como profissionais de enfermagem, é crucial respeitar a autonomia e os desejos do paciente. Oferecer assistência religiosa sem a solicitação dos envolvidos pode ser considerado uma violação dessa autonomia e, em alguns casos, até mesmo um desrespeito às crenças ou à falta de crenças do paciente.
Agora, vamos justificar a alternativa correta e as incorretas:
A alternativa correta é errado (E) porque a equipe de enfermagem não deve providenciar assistência religiosa de forma independente. A solicitação deve sempre partir do paciente ou dos familiares para respeitar suas crenças e valores pessoais.
Se a questão estivesse afirmando que a equipe de enfermagem deve providenciar assistência religiosa após uma solicitação do paciente ou de sua família, então a alternativa seria correta. Mas, neste caso, como a questão sugere que a equipe pode fazer isso independentemente de qualquer solicitação, a resposta correta é "errado".
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo