Do ponto de vista fisiopatológico, nefrose lipoide cursa com...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1374426 Medicina
O arcabouço glomerular envolve diversas estruturas e tipos celulares. As patologias relacionadas ao acometimento dessas estruturas ou desses tipos celulares agrupam-se em quatro síndromes: síndrome nefrótica, síndrome nefrítica, glomerulonefrite rapidamente progressiva (variante da síndrome nefrítica) e anormalidades urinárias assintomáticas. Com relação às patologias glomerulares, julgue o item subsequente. 
Do ponto de vista fisiopatológico, nefrose lipoide cursa com fusão podocitária, com achados normais à microscopia ótica e imunoflorescência.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é: C - certo

Para entender por que essa é a resposta correta, precisamos revisar os conceitos de nefrose lipoide e suas características microscópicas.

Nefrose lipoide, também conhecida como doença de lesão mínima, é uma condição comum em crianças e relacionada a um padrão de síndrome nefrótica. Essa condição é marcada por uma perda significativa de proteína na urina devido a alterações nos podócitos, que são células fundamentais na estrutura do glomérulo renal.

Do ponto de vista fisiopatológico, a nefrose lipoide se caracteriza por fusão ou desaparecimento dos processos dos podócitos. Essa fusão leva a uma barreira de filtração glomerular com maior permeabilidade, resultando na perda de proteínas plasmáticas. Esta alteração é observada principalmente por meio de microscopia eletrônica.

É importante destacar que, na microscopia óptica, os rins de pacientes com nefrose lipoide geralmente apresentam achados normais, ou seja, não há alterações histológicas significativas visíveis. Da mesma forma, a imunofluorescência não revela deposição de imunocomplexos, sendo outro aspecto que corrobora para a normalidade nos achados.

Portanto, o item está certo porque descreve corretamente as características fisiopatológicas e os achados microscópicos típicos da nefrose lipoide.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A afirmação "Do ponto de vista fisiopatológico, nefrose lipoide cursa com fusão podocitária, com achados normais à microscopia ótica e imunoflorescência" está correta. A nefrose lipoide, também conhecida como Doença de Minimal Change (MCD), é um tipo de doença glomerular que cursa com fusão dos podócitos, células que revestem os glomérulos nos rins. Na microscopia ótica, as mudanças são geralmente mínimas ou inexistentes, por isso o nome da doença, e os achados são normalmente normais na imunoflorescência, que é um teste que utiliza anticorpos marcados com corantes fluorescentes para examinar tecidos. Entretanto, quando analisados sob microscopia eletrônica, esses podócitos apresentam alterações significativas como a fusão das suas extensões, chamadas de "pés" dos podócitos. Logo, a afirmativa que a nefrose lipoide apresenta fusão podocitária e achados normais à microscopia ótica e imunoflorescência é verdadeira.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo