De acordo com Kühn (2011), “Outro grupo importante de indíge...
De acordo com Kühn (2011), “Outro grupo importante de indígenas que habitava o Rio Grande do Sul eram povos ligados ao tronco linguístico Jê (...). São divididos em vários subgrupos, segundo uma classificação que privilegia ora seu aspecto físico, ora suas denominações originais: coroados, botocudos, guaianãs, caaguás, etc. Atualmente são conhecidos pela denominação de _____________________”.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: Caingangues.
A questão aborda um tópico relevante da História do Brasil, especificamente sobre os povos indígenas que habitavam o Rio Grande do Sul. O conhecimento necessário para resolver a questão envolve a identificação dos diferentes grupos indígenas e seu tronco linguístico. Nesse caso, é essencial saber que os Caingangues estão ligados ao tronco linguístico Jê e são reconhecidos como um dos grupos importantes nesta região.
Justificativa da alternativa correta:
Caingangues: Esse grupo indígena pertence ao tronco linguístico Jê e é um dos mais significativos que habitavam o Rio Grande do Sul. A citação de Kühn (2011) indica que os Caingangues são conhecidos por várias denominações, como coroados, botocudos, guaianãs e caaguás. A denominação atual mais comum é Caingangues.
Explicações das alternativas incorretas:
Guaranis: Embora os Guaranis também sejam um grupo indígena relevante no Rio Grande do Sul, eles pertencem ao tronco linguístico Tupi-Guarani, não ao tronco Jê. Portanto, essa alternativa está incorreta.
Minuanos: Os Minuanos foram um grupo indígena que habitou o sul do Brasil, mas não estão ligados ao tronco linguístico Jê. Este grupo é muitas vezes associado aos Charruas e Tapes, e a alternativa não preenche corretamente a lacuna.
Arachanes: Assim como os Minuanos, os Arachanes são outro grupo indígena do sul do Brasil, mas não pertencem ao tronco linguístico Jê. Eles estão mais associados aos Charruas e Minuanos.
Charruas: Os Charruas são um grupo indígena também situado no sul do Brasil e Uruguai, mas pertencem ao tronco linguístico Charrua, não ao Jê. Portanto, essa alternativa não é correta.
Espero que essa explicação tenha esclarecido suas dúvidas sobre o tema da questão. Caso precise de mais informações ou tenha outras dúvidas, fique à vontade para perguntar!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Guaranis não são marco-jê, mas tupi.
CORRETA: LETRA D
Caingangues
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo