Histologicamente, a glomerulopatia membranosa caracteriza-se...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1374429 Medicina
O arcabouço glomerular envolve diversas estruturas e tipos celulares. As patologias relacionadas ao acometimento dessas estruturas ou desses tipos celulares agrupam-se em quatro síndromes: síndrome nefrótica, síndrome nefrítica, glomerulonefrite rapidamente progressiva (variante da síndrome nefrítica) e anormalidades urinárias assintomáticas. Com relação às patologias glomerulares, julgue o item subsequente. 
Histologicamente, a glomerulopatia membranosa caracteriza-se por aumento das paredes capilares glomerulares com proliferação celular difusa e ausência de depósitos imunes.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A questão refere-se à descrição histológica da glomerulopatia membranosa, um tipo de doença renal. A afirmação está incorreta. A glomerulopatia membranosa é caracterizada pela presença de depósitos imunes nas paredes dos capilares glomerulares, causando um espessamento evidente dessas paredes. Entretanto, ao contrário da descrição na questão, não há proliferação celular difusa nesta condição. Na glomerulopatia membranosa, a característica principal é o espessamento da membrana basal glomerular devido aos depósitos subepiteliais de imunocomplexos, e não a proliferação celular. Assim, a afirmação da questão está errada por contradizer o entendimento atual de como essa doença se apresenta histologicamente.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo