Julgue o item que se segue de acordo com saberes do campo da...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2487055 Enfermagem

Julgue o item que se segue de acordo com saberes do campo da enfermagem para recém-nascidos, crianças e adolescentes veiculados pelo Ministério da Saúde.


É recomendado conter crianças no leito, com ataduras ou outro tipo de material, especialmente as mais agitadas, independentemente do motivo dessa agitação.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é Errado.

Vamos entender melhor o tema abordado na questão. A contenção física de crianças no leito, seja com ataduras ou qualquer outro tipo de material, é uma prática que deve ser evitada, especialmente de forma indiscriminada. Essa orientação está de acordo com os princípios de humanização do cuidado preconizados pelo Ministério da Saúde.

A prática de contenção física pode ser traumática e prejudicial para a criança. Ela pode causar danos físicos e psicológicos, além de não abordar a causa subjacente da agitação da criança. É fundamental que os profissionais de enfermagem busquem sempre entender e tratar a causa da agitação, que pode ser desde dor, desconforto, medo, até questões emocionais.

Vamos agora justificar detalhadamente a correta e as alternativas incorretas:

Errado: A recomendação de conter crianças no leito de forma indiscriminada não é correta. A prática de contenção deve ser uma medida de última instância e sempre com critérios bem definidos, visando a segurança da criança e respeitando sua dignidade e direitos.

Certo: Esta alternativa está incorreta porque a contenção física não é uma prática recomendada de maneira geral, e sua aplicação deve ser criteriosa e justificada. Em vez de contenção, devem-se buscar alternativas menos invasivas e mais humanas para acalmar a criança.

Portanto, é essencial que os profissionais de saúde, especialmente os de enfermagem, sigam as diretrizes do Ministério da Saúde e apliquem práticas baseadas em evidências e na humanização do cuidado. Deve-se sempre priorizar a segurança e o bem-estar das crianças e adolescentes sob seus cuidados.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O item apresentado está incorreto. Conter crianças no leito usando ataduras ou qualquer outro tipo de material não é uma prática recomendada pelo Ministério da Saúde ou pelas diretrizes de cuidado infantil, sobretudo no manejo de crianças agitadas. A contenção física deve ser considerada um último recurso, apenas quando a segurança da criança ou de outros está em jogo e quando outras estratégias menos invasivas falharam. Mesmo nestas circunstâncias, a contenção deve ser feita conforme as práticas apropriadas e baseadas em evidências, que incluem a supervisão contínua de profissionais de saúde treinados, respeitando os direitos da criança e com o menor tempo de duração possível. A abordagem ideal para o manejo de crianças agitadas envolve técnicas de comunicação eficaz, a criação de um ambiente calmo e o uso de estratégias lúdicas para promover a cooperação. Ademais, quando necessário, a intervenção medicamentosa deve ser avaliada por um profissional de saúde capacitado. Portanto, a contenção física, especialmente de forma indiscriminada, é inapropriada e pode ser danosa, violando os princípios éticos de não maleficência e respeito à dignidade da criança.

Não é recomendado conter as crianças. Isso pode deixá-las mais agitadas e provocar lesões.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo