Uma das complicações tubulares secundárias, a anemia falcif...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1374432 Medicina
O túbulo-interstício compõe a maior parte do parênquima renal, com aproximadamente 70% do volume total do rim composto por células epiteliais tubulares e células dentro do espaço intersticial. Processos patológicos que acometem esse extenso segmento renal, levam, inúmeras vezes, a processos fibróticos, crônicos, que inexoravelmente cursam com perda da função renal. No que se refere à fisiologia tubular e aos diversos processos patológicos que o acometem, julgue o item seguinte.
Uma das complicações tubulares secundárias, a anemia falciforme consiste em hiperconcentração urinária, o que contribui para a falcização das hemácias pela hipertonicidade plasmática.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A questão está incorreta. A anemia falciforme é uma doença genética e hereditária que provoca a alteração dos glóbulos vermelhos do sangue, transformando-os em uma forma semelhante a uma foice (daí o nome falciforme), o que dificulta a circulação sanguínea. Entretanto, a anemia falciforme não está diretamente relacionada a uma hiperconcentração urinária. O processo de falcização das hemácias é desencadeado, principalmente, pela diminuição da oxigenação no sangue, não pela hipertonicidade plasmática. A hiperconcentração urinária pode ocorrer em várias condições patológicas, mas não é uma característica específica ou uma complicação secundária da anemia falciforme. Portanto, a conexão feita na questão entre anemia falciforme e hiperconcentração urinária é inadequada.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo