Um estudo teve por objetivo avaliar a relação entre o tipo d...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2018 Banca: FUNDATEC Órgão: Prefeitura de Porto Alegre - RS
Q1183089 Odontologia
Um estudo teve por objetivo avaliar a relação entre o tipo de escova de dente e o número de escovações diárias com a recessão gengival. Para isso, um pesquisador treinado e calibrado aplicou um questionário a uma amostra representativa de adultos. O questionário coletou as seguintes informações: tipo de escova dental, classificando a dureza das cerdas em extramacia, macia, média e dura, e o número de escovações dentárias ao dia. Após a entrevista, foi realizado um exame bucal para registro do número de dentes com recessão gengival. Nesse sentido, assinale a alternativa que aponta corretamente o delineamento do estudo e a medida de frequência correspondente a esse delineamento.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: E - Transversal – Prevalência.

No contexto dos estudos epidemiológicos em Saúde Bucal Coletiva, o entendimento das características dos diferentes tipos de delineamentos é fundamental para interpretar questões como esta. Vamos explorar por que a alternativa E é a correta e por que as demais não são.

Explicação sobre a Alternativa Correta:

A alternativa E indica que o estudo tem um delineamento Transversal e a medida de frequência utilizada é a Prevalência. Um estudo transversal coleta dados em um único ponto no tempo, como uma "fotografia" das características de uma população. Neste caso, o pesquisador coletou informações sobre o tipo de escova dental e o número de escovações diárias, juntamente com a condição de recessão gengival, tudo em um único momento. Essa abordagem avalia a presença ou ausência de uma condição em uma população, o que se refere à prevalência.

Análise das Alternativas Incorretas:

A - Analítico – Odds Ratio: Um estudo analítico pode utilizar o Odds Ratio para medir a associação entre exposição e resultado, geralmente em estudos caso-controle. No entanto, o delineamento transversal não é primariamente usado para calcular Odds Ratio, pois não necessariamente estabelece uma relação causal ou de temporalidade.

B - Caso-controle – Prevalência: Estudos caso-controle são retrospectivos e comparam indivíduos com a condição de interesse (casos) a indivíduos sem a condição (controles), geralmente não medindo prevalência, mas sim o Odds Ratio para avaliar a associação entre exposição e resultado.

C - Ensaio Clínico Randomizado – Incidência: Ensaios clínicos randomizados são estudos prospectivos experimentais que investigam a eficácia de intervenções. Eles medem a incidência de resultados ao longo do tempo, mas não se aplicam a estudos observacionais como o descrito.

D - Longitudinal – Incidência: Estudos longitudinais acompanham a mesma população ao longo do tempo para medir a incidência de novos casos de uma condição, o que não corresponde ao delineamento transversal descrito na questão.

Compreender bem os tipos de estudos e as medidas de frequência e associação é essencial para a interpretação correta em questões de saúde pública e epidemiologia.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Transversal - prevalencia: É um modelo de pesquisa simples no seu delineamento, empregado para determinar incidências, prevalências, associação entre variáveis e até mesmo a acurácia de método de diagnóstico ou de rastreamento. O que se tem a fazer é um levantamento de dados. Após a seleção da amostra (sadios, portadores de alguma doença), aplica-se um questionário, ou se realiza algum exame complementar.

http://www.residenciapediatrica.com.br/detalhes/16/delineamento-de-estudos-cientificos

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo