Disfunção macrocitária que dificulta a erradicação de bacté...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1374433 Medicina
O túbulo-interstício compõe a maior parte do parênquima renal, com aproximadamente 70% do volume total do rim composto por células epiteliais tubulares e células dentro do espaço intersticial. Processos patológicos que acometem esse extenso segmento renal, levam, inúmeras vezes, a processos fibróticos, crônicos, que inexoravelmente cursam com perda da função renal. No que se refere à fisiologia tubular e aos diversos processos patológicos que o acometem, julgue o item seguinte.
Disfunção macrocitária que dificulta a erradicação de bactérias gram-positivas faz parte da fisiopatologia de malacoplaquia renal.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A afirmação "Disfunção macrocitária que dificulta a erradicação de bactérias gram-positivas faz parte da fisiopatologia de malacoplaquia renal" é incorreta. A malacoplaquia renal é uma condição rara caracterizada pela presença de depósitos de gordura na bexiga e outros tecidos urogenitais. A patologia está mais associada a uma disfunção das células chamadas macrófagos, e não "macrocitária". Os macrófagos deveriam eliminar as bactérias, mas na malacoplaquia, eles não conseguem realizar essa função adequadamente, levando ao acúmulo de bactérias e formação de placas inflamatórias. A condição é comumente associada a infecções por bactérias gram-negativas, especialmente a Escherichia coli, e não a bactérias gram-positivas. Portanto, o erro na questão está na confusão entre "macrófagos" com "macrocíticos" e a associação incorreta com bactérias gram-positivas em vez de gram-negativas.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo