A interleucina 18 (IL-18) participa da inflamação e da injúr...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1374446 Medicina
O biomarcador ideal para injúria renal aguda é aquele cuja concentração se eleve minutos após a lesão renal, que permaneça elevado por vários dias, que indique o prognóstico do paciente e que se eleve se houver lesão tubular. Com relação aos biomarcadores, julgue o item a seguir.
A interleucina 18 (IL-18) participa da inflamação e da injúria tubular isquêmica, podendo sua concentração na urina alterar-se até 72 horas antes do diagnóstico de lesão renal aguda por creatinina ou diurese.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A afirmação está incorreta. Embora a interleucina 18 (IL-18) de fato participe na inflamação e na lesão tubular isquêmica, a alteração na sua concentração na urina não ocorre até 72 horas antes do diagnóstico de lesão renal aguda por creatinina ou diurese. Na verdade, o aumento da concentração urinária de IL-18 ocorre apenas dentro de 24 a 48 horas após a lesão renal. Portanto, ela não pode ser considerada um biomarcador precoce, mas sim um biomarcador de lesão renal já estabelecida. Deste modo, a IL-18 não cumpre todos os requisitos para um biomarcador ideal de injúria renal aguda, como mencionado no enunciado, pois não se eleva minutos após a lesão renal.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo