A proteína ligadora de ácidos graxos tipo L (L-FABP) aumenta...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1374447 Medicina
O biomarcador ideal para injúria renal aguda é aquele cuja concentração se eleve minutos após a lesão renal, que permaneça elevado por vários dias, que indique o prognóstico do paciente e que se eleve se houver lesão tubular. Com relação aos biomarcadores, julgue o item a seguir.
A proteína ligadora de ácidos graxos tipo L (L-FABP) aumenta após as primeiras 4 horas da isquemia ou reperfusão, sendo eliminada nos glomérulos para o lúmen.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A afirmativa é falsa. A proteína ligadora de ácidos graxos tipo L (L-FABP) de fato aumenta após episódios de isquemia ou reperfusão, mas a segunda parte da afirmação é que está incorreta. A L-FABP não é eliminada nos glomérulos para o lúmen. Na verdade, ela é excretada na urina após ser filtrada pelos glomérulos, e por essa razão pode ser medida como um biomarcador de injúria renal. O erro na afirmação está relacionado com o processo de excreção desta proteína, que não ocorre de maneira passiva para o lúmen, mas sim através da filtração glomerular. Portanto, por essa razão a afirmação é falsa.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo