A dosagem sérica de NGAL (neutrophil gelatinase-associated ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1374450 Medicina
O biomarcador ideal para injúria renal aguda é aquele cuja concentração se eleve minutos após a lesão renal, que permaneça elevado por vários dias, que indique o prognóstico do paciente e que se eleve se houver lesão tubular. Com relação aos biomarcadores, julgue o item a seguir.
A dosagem sérica de NGAL (neutrophil gelatinase-associated lipocalin) é superior à dosagem urinária para predizer injuria renal aguda. Essa proteína possui excelente sensibilidade e especificidade, alterando-se nas horas iniciais após a injúria renal.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A afirmação "A dosagem sérica de NGAL (neutrophil gelatinase-associated lipocalin) é superior à dosagem urinária para predizer injúria renal aguda." está incorreta. A dosagem de NGAL pode ser útil na previsão de uma injúria renal aguda, porém, sua dosagem urinária é considerada mais precisa, e não a sérica. O NGAL é uma proteína produzida no túbulo renal proximal e sua liberação aumenta em resposta a uma lesão renal. Portanto, sua presença em quantidades elevadas na urina pode indicar uma injúria renal aguda. Além disso, apesar da proteína NGAL ter uma excelente sensibilidade e especificidade, ela não altera nas primeiras horas após a injúria renal, o que desafia a definição de um biomarcador ideal para injúria renal conforme citado na primeira parte do texto. Portanto, a afirmação está errada no que se refere tanto ao tipo de dosagem mais eficiente (sérica versus urinária) como ao tempo de alteração após a injúria renal.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo