Tendo em vista que, de acordo com seu conceito corrente, a ...
A terceira forma normal será aplicada ao caso em que alguma entidade possua chave primária concatenada e haja algum atributo que apresente dependência parcial dessa chave.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: E - Errado
A questão aborda o conceito de normalização de bancos de dados e mais especificamente a Terceira Forma Normal (3FN). Para resolver a questão é necessário entender o princípio das formas normais, que são regras para organizar o schema de um banco de dados a fim de reduzir redundâncias e evitar anomalias em operações de inserção, atualização e exclusão.
Na Primeira Forma Normal (1FN), cada coluna da tabela deve conter valores atômicos, ou seja, indivisíveis. Além disso, a tabela deve ter uma chave primária única.
Avançando para a Segunda Forma Normal (2FN), além de atender aos critérios da 1FN, deve-se remover os dados que dependem parcialmente de uma chave composta (chave primária concatenada), ou seja, quando um atributo não-chave é funcionalmente dependente de apenas uma parte da chave primária composta, ele deve ser movido para outra tabela.
A Terceira Forma Normal (3FN) é atingida quando, além de cumprir os requisitos da 2FN, não existem dependências transitivas em uma tabela, o que significa que todos os atributos não chave devem depender apenas da chave primária, e não de outras colunas não chave da tabela.
Portanto, a afirmação de que a Terceira Forma Normal é aplicada quando existe um atributo que apresenta dependência parcial da chave composta está errada. Na verdade, a eliminação da dependência parcial é um critério da Segunda Forma Normal. Para a Terceira Forma Normal, o foco é a eliminação das dependências transitivas.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Uma relação R está na 3FN se ela estiver na 2FN e cada atributo não-chave de R não possuir dependência transitiva, para cada chave candidata de R.
Para ir da 1FN ara 2FN deve haver remoção das dependências parciais e para ir da 2FN para 3FN deve haver remoção das dependências transitivas.
Logo, na 3FN não deve haver dependências parciais nem transitivas.
GAB: ERRADO
Para estar na segunda forma normal (2FN),uma tabela não pode conter uma coluna que dependa apenas de parte de uma chave primária composta.
Para estar na terceira formal normal (3FN),uma tabela não pode conter uma coluna que, além de depender da chave primária,dependa de outra coluna ou conjunto de colunas da tabela.
FN 2 = DEPENDÊNCIA TOTAL
FN 3 = DEPENDÊNCIA TRANSITIVA
1FN = Atomicidade
2FN = Dependência Parcial
3FN = Dependência Transitiva
FNBC = Todo determinante tem que ser uma superchave
4FN = Dependência Multivalorada
5FN = Dependência Disjunção
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo