Com relação ao projeto de estruturas de concreto e de fundaç...
O fenômeno de variação espontânea de volume das peças de concreto, decorrente da ação de forças capilares bem como do fato de a estrutura interna ser porosa, denomina-se retração.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Retração plástica
Ocorre pela perda de água do concreto por exsudação, em seu estado fresco. Este processo é acelerado pela exposição de sua superfície às intempéries como vento, baixa umidade relativa do ar e aumento da temperatura ambiente.
Retração por secagem ou hidráulica
Ocorre da mesma maneira que a retração plástica, porém com o concreto já no estado endurecido.
Retração química
Ocorre devido à redução de volume desde o momento que se inicia a hidratação, pois os produtos gerados neste processo têm volumes menores que àqueles materiais que deram origem à reação (cimento e água).
Retração autógena
A água utilizada na reação de hidratação sai dos poros capilares do concreto e, assim, reduz seu volume.
Retração térmica
É a retração provocada pelo calor liberado na reação de hidratação. Esta reação é exotérmica e o calor liberado expande o concreto em um primeiro momento. Ao se resfriar ocorre uma redução de volume denominada retração térmica.
Desgualdo, todo material possui vazios na sua estrutura, o concreto não seria diferente. Por isso é preciso adensá-lo e vibrá-lo após o lançamento nas formas, para diminuir a quantidade de vazios e consequentemente elevar sua resistência e durabilidade.
Retração: fenômeno de variação espontânea de volume das peças de concreto, em razão da estrutura interna porosa e da ação de forças capilares. É um processo acentuado nas primeiras idades, tendendo a se estabilizar após meses ou mesmo anos, em função de fatores diversos-ambientais, de execução e dimensionais.
fonte: Fundamentos do projeto de estruturas de concreto armado
autor: João Carlos Teatini de Souza Clímaco
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo