No desafio de defender as artes da estética negativa de Plat...
No desafio de defender as artes da estética negativa de Platão, a teoria da arte de Aristóteles é considerada um contraponto do que seu mestre Platão afirmou. Nesse sentido, pode-se afirmar que:
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Alternativa Correta: C
Para entender a questão, é importante conhecer as diferenças entre as teorias da arte de Platão e Aristóteles. Platão tinha uma visão crítica da arte, considerando-a como uma mera imitação do mundo sensível, que por sua vez já é uma cópia imperfeita do mundo das ideias. Para Platão, a arte, sendo uma cópia de uma cópia, distorce a realidade e pode até mesmo ser prejudicial ao conhecimento e à moralidade.
Aristóteles, por outro lado, oferece um contraponto a essa visão. Para ele, a arte também é mímesis (imitação), mas essa imitação traz valor tanto estético quanto emocional e cognitivo. Ele argumenta que a arte pode ter um efeito catártico, proporcionando satisfação e prazer, purgando emoções como medo e piedade, especialmente através da tragédia.
Justificativa da Alternativa Correta (C): Aristóteles considera o ser humano como um animal mimético por natureza. Ele acredita que a imitação é uma forma natural de aprendizado e desenvolvimento, e que a arte cumpre uma função importante ao proporcionar satisfação e prazer por meio da catarse. Assim, a alternativa C está correta.
Análise das Alternativas Incorretas:
A - Esta alternativa sugere que Aristóteles apenas concorda com Platão no conceito de mímesis, o que é uma simplificação. Embora ambos falem sobre mímesis, Aristóteles dá a ela um papel positivo e enriquecedor, diferente de Platão.
B - Embora Aristóteles veja a arte como mímesis, ele não a considera uma mera cópia estática da realidade. Pelo contrário, ele valoriza a capacidade da arte de expressar o universal através do particular, permitindo criação e interpretação.
D - Diferente de Platão, Aristóteles valoriza a arte trágica, considerando-a de grande valor estético e filosófico, pois através dela ocorre a catarse dos sentimentos.
E - Esta alternativa está incorreta, pois apenas a alternativa C é correta segundo os pressupostos do pensamento aristotélico.
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