Os projetos das estruturas, em geral, seguem alguns parâmet...
A concepção do método dos estados limites se baseia na utilização de aspectos quantitativos, suportado por experimentações, caracterizando o comportamento determinístico dos elementos estruturais, para os quais a segurança é obtida pela introdução de coeficientes de segurança internos e externos.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
De acordo com o item 10.4 da NBR 6118 Estados Limites de Serviço são aqueles relacionados à durabilidade das estruturas, aparência, ao conforto do usuário e à sua boa utilização funcional.
O que se discute nessas verificações é o uso e não a segurança estrutural. Muito embora não implique numa ruína como no Estado Limite Último - ELU, quando um Estado Limite de Serviço - ELS é atingido, pode-se inviabilizar totalmente a utilização de uma construção da mesma forma.
Trata-se do estabelecimento de regras e critérios para segurança e funcionamento das estruturas. Para cada Estado Limite existe uma condição de cálculo.
Trata-se de um método probabilístico e não determinístico.
Errado
O método dos estados limites reconhece a natureza probabilística das variáveis envolvidas no projeto e utiliza coeficientes de segurança para lidar com as incertezas.
Esses coeficientes representam a combinação de diversos fatores que contribuem para a incerteza do projeto, indo além de simples "internos e externos".
O método não se baseia na suposição de um comportamento determinístico dos elementos estruturais, mas sim na modelagem probabilística desse comportamento, validada por experimentações.
Portanto, a afirmação sobre a concepção do método dos estados limites apresenta imprecisões e não reflete completamente a sua natureza probabilística e a consideração de diversos fatores que contribuem para a segurança das estruturas.
Esse conteúdo é referente à qual tópico do Edital?
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo