Analise as seguintes afirmativas sobre tecnologias para apli...
I. JSP permite a criação de páginas Web com conteúdo estático e dinâmico.
II. EJb é um framework de componentes, baseado na arquitetura MVC, para construção de interfaces com usuário.
III. JSTL permite utilizar conjuntos padronizados de tags para manipulação de arquivos XML, internacionalização, dentre outros.
Assinale a alternativa CORRETA:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: B - A afirmativa II está errada e as afirmativas I, III estão corretas.
Para compreender a questão, é preciso ter um conhecimento básico sobre tecnologias Java para desenvolvimento web. Vamos analisar cada afirmativa e entender o motivo pelo qual a alternativa B é a correta:
I. JSP permite a criação de páginas Web com conteúdo estático e dinâmico.
Esta afirmativa está correta. JavaServer Pages (JSP) é uma tecnologia que auxilia no desenvolvimento de páginas web, permitindo a incorporação de código Java em páginas HTML (ou XML) para gerar conteúdo dinâmico. Os servidores de aplicativos JSP utilizam JSP para compilar páginas em servlets, o que torna possível misturar conteúdo estático (como HTML puro) com conteúdo dinâmico (gerado através de código Java).
II. EJB é um framework de componentes, baseado na arquitetura MVC, para construção de interfaces com usuário.
A afirmativa II está errada. Enterprise JavaBeans (EJB) é uma especificação para a plataforma Java EE que define um conjunto de APIs para construção e gerenciamento de componentes empresariais que são executados em um container EJB, que oferece serviços como transações, segurança e gerenciamento remoto. EJB não é um framework para construção de interfaces com o usuário e não está baseado na arquitetura Model-View-Controller (MVC).
III. JSTL permite utilizar conjuntos padronizados de tags para manipulação de arquivos XML, internacionalização, dentre outros.
Esta afirmativa está correta. JSTL, ou JavaServer Pages Standard Tag Library, é uma coleção de tags de uso comum que encapsulam funcionalidades básicas para páginas JSP, proporcionando uma alternativa ao scriptlet e permitindo que os desenvolvedores implementem de maneira mais fácil e limpa funcionalidades como loops, condicionais, manipulação de arquivos XML, internacionalização e formatação de números e datas, entre outros.
Em resumo, somente as afirmativas I e III estão corretas, pois explicam corretamente o uso e as capacidades das tecnologias JSP e JSTL, respectivamente. Já a afirmativa II contém uma descrição incorreta sobre o que é EJB, confundindo-o com um framework orientado para desenvolvimento de interfaces com o usuário e associando-o equivocadamente à arquitetura MVC.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A proposição está provavelmente descrevendo o JSF - Java Server Faces, e não Ejb.
Item II - ERRADO: Enterprise JavaBeans (EJB) é um componente ( e não um framework como diz o enunciado) da plataforma J2EE que roda em um container de um servidor de aplicação. Seu principal objetivo consiste em fornecer um desenvolvimento rápido e simplificado de aplicações Java, com base em em componentes distribuídos, transacionais, seguros e portáveis.
Item III - CORRETO:
O JavaServer Tag Library (JSTL) encapsula funcionalidades básicas comuns a muitas aplicações JSP. Em vez de utilizar uma apanhado de tags de vários fornecedores em seus aplicativos JSP, JSTL permite empregar um único conjunto padrão de tags. Essa padronização permite que você implantar seus aplicativos em qualquer container JSP com suporte ao JSTL, aumentando a probabilidade de uma implementação otimizada de tags no seu JSP.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo